O Sistema de Controle de Nível de Tanques no Ensino de Graduação

Citation:

Cocota JANJ, Monteiro PMB, Viana LM, Meireles LV, Costa RR, Peixoto AJ. O Sistema de Controle de Nível de Tanques no Ensino de Graduação. XI Congreso de Tecnologías, Aprendizaje y Enseñanza de la Electrónica. 2014:486-492.
taee2014-3.pdf957 KB

Abstract:

Atualmente, a evasão dos cursos de engenharia ocorre praticamente em todas as universidades do mundo. Ao longo dos últimos anos, a aprendizagem ativa tem sido reconhecida pela comunidade educacional como o método de aprendizagem mais eficaz. Nesse artigo vamos discutir a experiência educacional associada ao projeto e desenvolvimento de um sistema de controle de nível de tanques de baixo custo para motivar os alunos de Engenharia de Controle e Automação, que cursaram a disciplina de Controle Aplicado a Sistemas Térmicos e Fluidomecânicos no período de 2012 a 2013. Os principais objetivos de aprendizagem e os recursos utilizados para alcançá-los, bem como os resultados da avaliação dessa experiência pelos discentes serão detalhados.