Projeto e Implementação de um Robô Manipulador para a Educação

Citation:

Cocota JANJ, Monteiro PMB, Magalhães PHV, D'Angelo T. Projeto e Implementação de um Robô Manipulador para a Educação. XI Congreso en Tecnologías, Aprendizaje y Enseñanza de la Electrónica. 2014:29-35.
taee2014-1.pdf1.03 MB

Abstract:

Atualmente, a evasão dos cursos de engenharia ocorre praticamente em todas as universidades do mundo. Ao longo dos últimos anos, a aprendizagem ativa tem sido reconhecida pela comunidade educacional como o método de aprendizagem mais eficaz. Nesse artigo vamos discutir a experiência educacional associada à concepção e desenvolvimento de um robô manipulador de baixo custo com seis graus de liberdade (6-DOF) para motivar os alunos de graduação dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia Mecânica, que cursaram a disciplina de Elementos de Robótica no período de 2012 a 2013. Além disso, são apresentadas as atividades efetuadas pelos alunos durante a execução do trabalho, bem como o resultado da avaliação pelos discentes da metodologia que foi proposta.