Profa Dra Daniela Caldeira Costa

Curriculum Lattes - http://lattes.cnpq.br/3586549643675535

Possui mestrado em Bioquímica e Doutorado em Ciências com área de concentração em Bioquímica, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto, coordenadora do Laboratório de Bioquímica Metabólica. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição no período de 2020 a 2022 e vice coordenadora no período de 2017 a 2020. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2. Líder do grupo de pesquisas do CNPq intitulado "Estudo das alterações imunometabólicas induzidas por alimentos, nutrientes, fitoterápicos e fármacos em modelos experimentais de doenças metabólicas, infecciosas e agravos". Consultora ad-hoc da Capes para avaliação de projetos no Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI). Participa do comitê de assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo. Atua na área de bioquímica metabólica e nutricional avaliando o efeito de nutrientes e compostos bioativos sobre a modulação do status redox e inflamatório em modelos experimentais de diabetes, obesidade, sepse, esteatose hepática e hepatotoxicidade induzida por paracetamol. Atualmente orienta alunos de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas/NUPEB e no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição da Escola de Nutrição da UFOP.

Contato: daniela.costa@ufop.edu.br

ResearcherID: M-2259-201