Comemoração dos 13 anos da ACMAR

A ACMAR – Associação dos Catadores de Material Reciclável da Rancharia completou, no dia 30 de outubro de 2018, treze anos do afastamento voluntário do aterro sanitário de Ouro Preto, conhecido como lixão.

 Considerando as atuais circunstâncias econômicas do país, de dificuldades financeiras que permeiam todas as atividades econômicas, fato que atingiu a ACMAR devido à quebra do caminhão de coleta gerando uma situação de desânimo, ficou decidido pelo grupo que seria organizado um evento comemorativo da data, buscando a valorização de seus membros, em ações que permearam toda a comemoração. Algumas reuniões aconteceram, permitindo que a Associação se manifestasse e participasse ativamente da preparação do evento.

 A ACMAR e convidados foram recebidos pelo Professor Máximo Martins e pela equipe organizadora composta por Bárbara Santos, Larissa Battaglini, Natasha Rodrigues, Teresinha Vilela, graduandas em Turismo, bem como por Adriana, graduanda em Engenharia Ambiental. Iniciou-se o evento com um Coffee break, em que todos puderam confraternizar e celebrar a data. A seguir ocorreram as manifestações dos atuais membros da associação, onde todos puderam explicar suas atividades, suas expectativas e planos para o desenvolvimento futuro da entidade. Falaram também os convidados, desde os mais antigos (aqueles que acompanharam e contribuíram para a criação da Associação) e todos que se dispuseram a falar sobre a importância da associação no seio da comunidade ouro-pretana, a valorização do trabalho dos catadores de resíduos sólidos, além daqueles que se ofereceram para ajudar a ACMAR no que couber. Fizeram-se presentes, também, Maria das Graças de Melo Ferreira (representante da ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), Leila Regina da Silva (representantes do INSEA), Professor Máximo Martins, coordenador do programa Engenharia para a Sustentabilidade. As professoras Raissa de Keller Costa e Isabela Barbosa Frederico, do curso de Turismo, tanto defensoras como atuantes em projetos que apoiem a responsabilidade sustentável, fizeram questão de participar, como ouvintes, da comemoração.

 

A celebração se encerrou com a entrega de flores aos atuais membros da Associação, uma placa comemorativa do aniversário e um bolo para os homenageados e convidados como agradecimento pelos bons serviços prestados pela ACMAR à comunidade de Ouro Preto.

 

Também neste caso pode-se considerar que a ação foi realizada com sucesso, e os objetivos gerais e específicos foram alcançados.