Encontro Núcleo Estrada Real

Encontro

O Programa Engenharia para a Sustentabilidade visa atender cooperativas, associações e comunidade que atuam com sustentabilidade ambiental e cultural, visando oferecer um atendimento voltado para engenharia produção, estoque, manutenção e gestão de seus recursos, ergonomia, além de levar em consideração aspectos socioambientais. Os atendidos pelo projeto devem realizar atividades como coleta seletiva de resíduos, artesanatos, atividades de ecoturismo e turismo sustentável.  A proposta do projeto é oferecer consultorias, orientações para otimização de seus lucros, ampliação das possibilidades de atuações, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento social.

Nos dias 27 e 28 de junho, no auditório da Escola de Minas o projeto promoveu um encontro do Núcleo Estrada Real, integrantes da Rede Cata Unidos,. Participaram representantes das associações: ASCOB- Associação de Catadores da cidade de  Ouro Branco     ACMAR – Associação de Catadores de Maretiais Recicláveis da Rancharia, cidade de Ouro Preto,     CAMAR - Associação de Catadores  da cidade de Mariana,   ASMARCOL- Associação de Catadores da cidade de Conselheiro Lafaiete,             ASCITO- Associação de Catadores da cidade de Itabirito e  ASCAB Associação de Catadores  da cidade de Barroso. O encontro contou com a colaboração apoio do INSEA – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, Fundação AVINA, Danone, da ANCAT, Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Material Reciclável, do MNCR- Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e alunos e professores participantes do Programa Engenharia para a Sustentabilidade.

O Encontro teve o objetivo de debater sobre estratégias para o fortalecimento das associações através da Rede de parcerias.  Foram realizadas dinâmicas, debates e apresentação do Programa Engenharia para a Sustentabilidade, com propostas de parcerias e o trabalho de Assessoria que a ANCAT. Como importantes agentes ambientais, os catadores e catadoras, que atuam na região, buscam avançar em sua organização para fazer cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Articulados em Rede, pautam aos municípios as demandas para contratação na prestação de serviço nos programas de colete seletiva, no reconhecimento pelos serviços prestados. Ainda, buscam avançar na cadeia da reciclagem com a Logística Reversa envolvendo indústrias e empresas.