Mobilização no bairro Jardim Itacolomi em Ouro Preto/MG”

Em outubro de 2018, o projeto Com Postura realizou uma mobilização comunitária no bairro Jardim Itacolomi, na cidade de Ouro Preto (MG). A ação teve como objetivo principal a conscientização sobre a coleta seletiva realizada pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Rancharia (ACMAR), visto a necessidade de intensificar a aquisição de materiais recicláveis para a entidade, e, consequentemente, a renda dos membros. Esta ação também teve como motivação a importância da conscientização sobre o processo de separação da coleta seletiva, onde foi informado à comunidade ouro-pretana sobre como e quais materiais recicláveis podem ser destinados à ACMAR. Além disso, também foi informado sobre o papel fundamental que a população exerce ao reconhecer e valorizar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis quer seja pelo viés da sustentabilidade ambiental, quer seja pelos impactos sociais e econômicos que atingem este público. 

A ação contou com a representante técnica da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), Maria das Graças de Melo Ferreira, as estudantes do curso de Turismo vinculadas à equipe de trabalho do Programa e, obviamente, com alguns membros da ACMAR, para propor, além da abordagem aos moradores, a entrega de um folder informativo referente aos horários de coleta do material feita pela associação e quais tipos de recicláveis podem ser destinados.

Portanto, em termos de atendimento ao público-alvo, esta ação foi fundamental para consolidar o objetivo de captar fontes de aquisição de material reciclável para a ACMAR, uma vez que, devido a uma intempérie com o equipamento de transporte, a associação registrou queda em sua produção.