(nova edição)
Rubens Machado, Setembro 2014
O Tractatus de Sphaera (Tratado da Esfera) é um livro didático de astronomia, escrito no século XIII por Johannes de Sacrobosco.
Este livro foi amplamente empregado como texto introdutório à astronomia em universidades européias durante séculos.
Inicialmente, foi difundido através de cópias manuscritas. Com a invenção da prensa de tipos móveis, foi o primeiro texto astronômico a ser impresso, sendo que a primeira edição apareceu em 1472. Desde então, centenas de edições foram publicadas, muitas delas com extensos comentários de outros autores.
Em quatro capítulos, o livro (i) introduz didaticamente o sistema de mundo geocêntrico; (ii) discute os elementos da esfera celeste, (iii) descreve os movimentos das constelações do zodíaco e a duração do dia para observadores em diferentes latitudes; (iv) e explica a causa dos eclipses.
Esta obra também é conhecida pelos nomes De sphaera mundi ou simplesmente, De sphaera. O nome do autor ocorre sob formas alternativas como Ioannis de Sacro Busto, John of Holywood, etc.
Sacrobosco foi um astrônomo provavelmente inglês que lecionou na Universidade de Paris no começo do século XIII. Além do De sphaera, ele é conhecido por duas outras obras principais, todas escritas por volta do ano 1230. Uma delas é o Algorismus (ou De Arte Numerandi), uma introdução didática aos algarismos indo-arábicos, que ainda não eram de uso difundido na Europa. A outra obra, Anni Ratione (ou De Computo Ecclesiastico), trata dos problemas do calendário, como o ano bissexto e o cálculo da data da páscoa.
O texto de uma edição de 1478 foi traduzido do latim pelo professor Roberto de Andrade Martins. Esta nova edição está disponível em duas versões: uma que o leitor pode manipular e imprimir como achar melhor, e outra que pode ser mais convenientemente lida na tela do computador.