Blog

Por que Engenheiros não criam livros de receitas?

Pensando a respeito do modo se produzir livros didáticos e das metodologias de ensino usualmente aplicadas
nas universidades brasileiras, especialmente nas ciências exatas e engenharias, fatalmente vem à mente a
pergunta, advinda de uma anedota, expressa no algoritmo 1, que ensina como se fazer um bolo de chocolate:
Algoritmo 1 (bolo de chocolate). Considere os ingredientes:
1. 532, 35cm 3 de glúten;
2. 4, 9cm 3 de N aHCO 3 ;
3. 236cm 3 de triglicerídeo parcialmente hidrogenado;
4. 177, 45cm 3 de C 12 H 22 O 11 ;
5. 473, 2cm 3 de cacau;

Reciclagem Digital

Segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU), o lixo proveniente de sistemas computacionais tais como computadores, celulares e similares cresce a uma taxa cerca de três vezes maior que a do lixo comum.

Venham cursar a disciplina eletiva: Sistemas a Eventos Discretos

E se eu dissesse a vocês que existe todo um "novo" tipo de sistema, sobretudo tecnológico e altamente complexo, no qual todas as técnicas de controle e modelagem clássicas são completamente inúteis? Isto é, sem transformada de Laplace, sem função de transferência...

Entre o julgamento e a superficialidade

O que o outro acredita tem apenas o valor de uma opinião pessoal. No entanto temos, não poucas vezes, utilizado a opinião do outro como material para incendiar a guerra de palavras. O que há na opinião do outro que incomoda tanto? Talvez exista em nosso oponente algo que reside também em nós outros. Talvez o nosso maior inimigo seja nosso maior aliado, pois é ele quem aponta para aquilo que nos incomoda, que precisa ser melhorado. Se, por outro lado, julgamos A, B ou C pautados em meia dúzia de preceitos morais, isto deveria significar que cumprimos fielmente tais deveres, certo?

Quatro livros essenciais

Livros que não podem faltar na biblioteca de alguém interessado na História da Engenharia Elétrica e História da Física. Eles estão listados abaixo.

O software o futuro da humanidade

Alguém aí gosta de cozinhar, de trocar receitas? Imaginem um mundo onde não poderíamos mais trocar as receitas de que gostamos, nem como com nossos amigos mais íntimos. Imaginem que, neste mundo, se fizéssemos isso, seríamos chamados de piratas e nos tentariam colocar na cadeia por muitos anos.

Pois bem, podemos comparar um programa de computador a uma receita que, no mundo atual, nos acostumamos a comprar as cópias, por que, certo dia, alguém disse que isto era o correto.

A Eletricidade como fluido - parte 1

Que é Eletricidade? Que é Magnetismo? Estas são talvez perguntas que inúmeros observadores da natureza fizeram ao longo dos tempos, desde que os perceberam, por intermédio de seus fenômenos. São, talvez, das grandes questões da humanidade. A Eletricidade e o Magnetismo foram, ao longo da história, pensados e falados como se pertencessem a um domínio transcendental, algo simultaneamente além do espaço, do tempo e de qualquer concepção. Mas é preciso que assim seja? Será que a busca por entender sua essência não está sujeita às inquirições da mente?