APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO: UM MODELO DE INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO PARA EAD

Citation:

Garbin TR, Dainese CA. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO: UM MODELO DE INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO PARA EAD. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) Workshops (WCBIE 2013) [Internet]. 2013;01:392-401.

Abstract:

Contemporary society is demanding a dynamic profile of professional, creative, reflective, competent and ethical. Whereas training courses distance learning, there can be different, the model developed ABP/EaD- Project Based Learning applied to EaD. This model aims to: (1) stimulate motivation, (2) promote learning focused on the student, (3) foster group work, (4) develop initiative and creativity, (5) develop communication skills, (6 ) critical thinking, (7) relate interdisciplinary content in an integrated way. For evaluation scale was developed EAABP/EaD based on Learning Strategies Scale developed and validated by Zerbini and Abbad (2008). The developed model was applied in a pilot study.

Keywords: Learning, Project Based Learning, Distance Education, Distance Education Management

Resumo. A sociedade contemporânea está exigindo dos profissionais um perfil dinâmico, criativo, reflexivo, competente e ético. Considerando que a formação em cursos EaD, não pode ser diferente, desenvolvemos o modelo ABP/EaDAprendizagem Baseada em Projeto aplicada a EaD. Este modelo tem como objetivo: (1) estimular a motivação; (2) promover a aprendizagem focada no aluno; (3) fomentar o trabalho em grupo; (4) desenvolver iniciativa e criatividade; (5) desenvolver capacidades de comunicação; (6) desenvolver o pensamento crítico; (7) relacionar conteúdos interdisciplinares de forma integrada. Para avaliação foi desenvolvido escala ABP/EaD, baseada na Escala de Estratégias de aprendizagem desenvolvida e validada por Zerbini e Abbad (2008). O modelo desenvolvido foi aplicado em um estudo piloto.

Palavras-chave: Aprendizagem; Aprendizagem Baseada em Projeto; Educação a Distancia; Gestão da EAD.

Publisher's Version