Publications

2016
Dainese CA, Garbin TR. O MÉTODO GENÉTICO PARA ANÁLISE DOS USOS DE TDIC EM ESPAÇO EDUCATIVO EM ORGANIZAÇÃO PÚBLICA. IX Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD [Internet]. 2016;01:01-12. Publisher's Version
2015
Garbin TR, Dainese CA. REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE: pesquisa em gestão pública. 1st ed. Ouro Preto - MG: ISBN:9788598601687; 2015 pp. 75.
2014
Garbin TR, Dainese CA. Gestão Pública: serviços públicos e seus desafios. 1st ed. Ouro Preto - MG: ISBN:9788598601687; 2014 pp. 72.
2013
Garbin TR, Valente JA. Gestão Escolar: Currículo para inclusão. 1st ed. Ouro Preto - MG: UFOP; 2013 pp. 90.
Garbin TR, Dainese CA. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO: UM MODELO DE INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO PARA EAD. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) Workshops (WCBIE 2013) [Internet]. 2013;01:392-401. Publisher's VersionAbstract
Contemporary society is demanding a dynamic profile of professional, creative, reflective, competent and ethical. Whereas training courses distance learning, there can be different, the model developed ABP/EaD- Project Based Learning applied to EaD. This model aims to: (1) stimulate motivation, (2) promote learning focused on the student, (3) foster group work, (4) develop initiative and creativity, (5) develop communication skills, (6 ) critical thinking, (7) relate interdisciplinary content in an integrated way. For evaluation scale was developed EAABP/EaD based on Learning Strategies Scale developed and validated by Zerbini and Abbad (2008). The developed model was applied in a pilot study. Keywords: Learning, Project Based Learning, Distance Education, Distance Education Management Resumo. A sociedade contemporânea está exigindo dos profissionais um perfil dinâmico, criativo, reflexivo, competente e ético. Considerando que a formação em cursos EaD, não pode ser diferente, desenvolvemos o modelo ABP/EaDAprendizagem Baseada em Projeto aplicada a EaD. Este modelo tem como objetivo: (1) estimular a motivação; (2) promover a aprendizagem focada no aluno; (3) fomentar o trabalho em grupo; (4) desenvolver iniciativa e criatividade; (5) desenvolver capacidades de comunicação; (6) desenvolver o pensamento crítico; (7) relacionar conteúdos interdisciplinares de forma integrada. Para avaliação foi desenvolvido escala ABP/EaD, baseada na Escala de Estratégias de aprendizagem desenvolvida e validada por Zerbini e Abbad (2008). O modelo desenvolvido foi aplicado em um estudo piloto. Palavras-chave: Aprendizagem; Aprendizagem Baseada em Projeto; Educação a Distancia; Gestão da EAD.
2012
Garbin TR, Dainese CA, dos Ramos RCS. GESTÃO DA EAD: A EVASÃO E A PERMANÊNCIA DOSALUNOS EM CURSOS A DISTANCIA. ESUD 2012 – IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2012;01:01-12.Abstract
The school supply is not a problem restricted only to some schools, but it is an issue addressed in the discussions and reflections in the field of educational research on the Brazilian scene. The theme is also studied when it comes to courses offered in distance mode, therefore, given the particular characteristics of these courses may be considered as factors of remaining or not the student. Many studies addressing the school supply treat it from two different approaches: from the external and internal factors at the school. Among the external factors are identified the needs of the student work, time allocated to academic activities, the basic conditions for learning as basic requirements, problems associated with personal or family. Among the internal factors emphasize the non-recovery of the universe by the school culture, curriculum, teaching materials, teacher-student relationship, student-student, student tutor, and other evaluative procedures. This study aims to investigate the factors that are related to the presence or evasion of students in undergraduate degree in Education offered in distance mode. We selected a pole support and verify the data from two classes of Education in 2007 and 2009, being the class of 2007 had the lowest dropout rate, only one student entering their fifties, a fact not occurred to the class of 2009. Considering the data, we found that the internal factors related to the course, as a methodology and interaction, can be considered as determining factors for the permanence of the students.  Keywords: School Management, School Supply, Evasion on EaD; Distance Education Resumo – A  evasão  escolar  não  é  um  problema  restrito  apenas  às  unidades  escolares, mas  é  uma  questão  tratada  nas  discussões  e  reflexões  no  campo  das  pesquisas educacionais do cenário brasileiro. O tema também é estudado quando se trata de cursos oferecidos  na  modalidade  à  distância,  pois,  dada  às  características  particulares  destes cursos, podem ser consideradas como fatores de permanência ou não do aluno. Muitos estudos que abordam a evasão escolar tratam-na a partir de duas abordagens diferentes: a partir dos fatores externos e de fatores internos à instituição escolar. Dentre os fatores externos são  apontadas  as  necessidades  de  o  aluno  trabalhar,  o  tempo  destinado  às atividades  acadêmicas,  às  condições  básicas  para  a  aprendizagem  como  requisitos básicos  anteriores,  problemas  de  ordem  pessoal  ou  familiar.  Dentre  os  fatores  internos ressalta-se  a  não  valorização  pela  escola  do  universo  cultural,  currículo,  material didático,  relação  professor-aluno;  aluno-aluno,  aluno-tutor,  procedimentos  avaliativos entre outros.  Este estudo tem por objetivo investigar os fatores que estão relacionados à permanência  ou  à  evasão  de  alunos  em  um  Curso  de  Pedagogia  oferecido  na modalidade  à  distância.  Foi  selecionado  um polo de  apoio  presencial  e  verificamos  os dados de duas turmas de Pedagogia egressos em 2007 e em 2009, sendo que a turma de 2007 apresentou o menor índice de evasão, apenas um aluno dos cinquenta ingressantes, fato  não  ocorrido  para  a  turma  de  2009.  Considerando  os  dados,  verificamos  que  os fatores  internos  relacionados  ao  curso,  como  metodologia  e  interação,  podem  ser considerados fatores determinantes para a permanência dos alunos. Palavras-chave: Gestão  Escolar; Evasão Escola; Evasão na EaD; Educação a Distância.
Garbin TR. GESTÃO DA EAD: o polo de apoio presencial. 1st ed. Ouro Preto - MG: UFOP; 2012 pp. 68.Abstract
O Polo de Apoio Presencial é uma estrutura integrada ao modelo de Educação a Distancia(EAD), e deve ser mais que um espaço, um local estrutural. O polo deve oferecer todo suporte para que a formação acadêmica ocorra com qualidade adequada as necessidades técnicas, científicas, políticas e sociais. Quebrar o isolamento físico através de uma nova rede de relações com o mundo exterior, onde o pensamento, os sentimentos e as informações possam ser percebidos e processado, é um desafio que precisa ser alcançado na EaD. O aluno precisa ser entendido, precisa atuar na situação para produzir uma relação interativa, precisa criar e produzir utilizando seu lado racional e emocional. Os ambientes educativos devem proporcionar ao indivíduo a possibilidade interação e construção. As condições de infraestrutura, incluindo rede, equipamentos, apoio para atividades presenciais oferecidas pelo Polo/Prefeitura, o local de residência do aluno, a interação estabelecida entre os atores do processo e, principalmente, a relação entre Polo e Universidade são fatores relevantes para a construção do conhecimento. O Polo de Apoio Presencial é um espaço que deve privilegiar as ações promovendo situações educacionais e culturais, permitindo que o vínculo entre aluno/polo/universidade seja estabelecido. Tendo como objetivo central estudar a unidade Polo de Apoio Presencial, foi reunido materiais que podem oferecer informações sobre as orientações legais da EaD e dos polos, informações sobre a UAB relacionadas diretamente a dimensões administrativas e pedagógicas e informações sobre o cenário nacional da EaD em particular dos polos de apoio presencial. Na Unidade 1, o tema central é o Polo de Apoio Presencial, os aspectos da legislação, o histórico da implantação no Brasil considerando as indicações e determinações da UAB/CAPES. A Unidade 2 traz a gestão de polos como temática, informações sobre o sistema de gestão com ênfase no funcionamento. Na Unidade 3, como exemplo, são apresentadas informações sobre a gestão da EAD na UFOP, considerando aspectos administrativos e pedagógicos e suas relações com os polos de apoio presencial. Espero que com este material os leitores possam identificar dificuldades, necessidades e perspectivas para novos projetos e desafios da EAD, lembrando sempre que a educação deve ser oferecida com qualidade para todos
2011
Garbin TR. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: foco na administração pública. 1st ed. Ouro Preto - MG: UFOP; 2011 pp. 85.Abstract
Desde a década de 90, o termo Psicologia Organizacional é utilizado em referência a uma área cujo objetivo é o estudo das organizações e do trabalho. As organizações, no olhar da Psicologia, são vistas como ferramenta social, constituída a partir do contexto econômico, cultural e político, e o trabalho, como atividade básica do ser humano, apoiado em fatores sociais, psicológicos e biológicos (Bastos, 2004). O estudo das organizações, segundo a Psicologia, prioriza o homem como elemento básico do funcionamento. Portanto, para conhecê-las, é fundamental o conhecer o comportamento humano e, em consequência, o trabalho, que envolve habilidades, competências, socialização, emoções, e a dinâmica das relações entre os indivíduos que fazem parte delas. Muitos temas poderiam ser abordados pelo foco da Psicologia Organizacional, mas, considerando que o objeto central deste fascículo é oferecer suporte teórico para o Administrador Público apoiar sua ação, apresentam-se informações sobre: Sistema social: identidade, papeis sociais e grupos; • Aprendizagem e aquisição de novos comportamentos: o processo de aprendizagem, processos cognitivos e análise de tarefa; • Saúde e trabalho; • Clima organizacional. A primeira unidade oferece uma discussão sobre o sistema social e a formação da identidade. Este conhecimento é fundamental para o entendimento da ação do homem no contexto da organização pública, aspectos externos à organização, como as políticas, e aspectos internos, como a dinâmica das relações grupais. A segunda unidade tem como objetivo oferecer informações sobre o processo de aprendizagem, em particular o processo cognitivo, para subsidiar intervenções relacionadas a capacitação, treinamento, desenvolvimento de habilidades e competências do indivíduo na organização. A terceira unidade tem como tema central a saúde e trabalho. O conhecimento sobre comportamento e doenças mentais pode oferecer ao Administrador Público informações para orientar a equipe e buscar auxílio especializado. O estudo desses temas auxilia a identificação de problemas na organização e dos processos e procedimentos que podem ser utilizados para a realização de intervenções do Administrador Público.
2010
Gabini WS, Mengalli NM, Garbin TR, Dainese CA. AMBIENTES COLABORATIVOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ABORDAGENS SOBRE UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. e-Curriculum [Internet]. 2010;5(1809-3876 ):1-17. Publisher's VersionAbstract
This article discusses the organization of collaborative processes in the context of distance learning through digital learning environments. It focuses the issue of the efficiency and effectiveness for such environments do not become spaces in which to work the information without warranty of interaction and development of knowledge. This discussion was organized from digital data collected in one forum in the discipline Knowledge, Technology and Collaborative Processes, specialization in Tutor in Distance Learning, developed by Open and Distance Center, Ouro Preto Federal University. The public is tutor teachers tutors (presential and distance), as well as coordinators of the poles of Open University from Brazil. This work approach education long life and recognize implementation of reflexive practice around context of work and study of participants. Key-words: digital learning environments – distance learning-inservice teachers training - collaborative processes.
Garbin TR, Dainese CA. COMPLEXIDADE DA GESTÃO EM EAD. COMPLEXIDADE DA GESTÃO EM EAD [Internet]. 2010;01:01-10. Publisher's VersionAbstract
Na modalidade de educação à distância os  processos de gestão devem oferecer a possibilidade da relação entre os recursos tecnológicos e os recursos humanos para que o processo de aprendizagem possa ocorrer  de forma facilitada. Nesta modalidade a dinâmica do processo de aprendizagem é complexa e envolve diferentes atores, como professores, tutores, alunos, técnicos e coordenadores, que estão em diferentes espaços e tempo para o desenvolvimento das atividades.   A tecnologia deve oferecer suporte aos diferentes processos envolvidos na organização, planejamento e execução de todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem, determinando a necessidade do desenvolvimento de métodos e técnicas. Este trabalho teve como objetivo demonstrar o processo de gestão da tecnologia e  dos processos de ensino que auxiliam o desenvolvimento de atividades de um curso de graduação à distância oferecido por uma universidade pública. Serão apresentados os modelos do processo de gestão acadêmico/administrativos e tecnológica, e uma discussão sobre a complexidade da dinâmica da gestão. Palavras chave: tecnologia, educação à distância, gestão da EaD, aprendizagem.
2008
Garbin TR. Ambientes de comunicação alternativos com base na realidade aumentada para crianças com paralisia cerebral: uma proposta de currículo em ação. Programa de Pós-graduação (Currículo) PUC/SP [Internet]. 2008. Publisher's VersionAbstract
Crianças com paralisia cerebral podem estar impossibilitadas de realizar a comunicação verbal; escrita e manipular os dispositivos tradicionais de entrada de dados em computador (teclado e mouse); por problemas motores. O portador de necessidades especiais precisa de um ambiente alternativo com interface simples para promover a comunicação e auxiliar o processo de aprendizagem autônoma. Os ambientes de Realidade Aumentada podem oferecer interatividade; informações multimídia com imagens reais e virtuais; promover situações alternativas para a comunicação; colaboração; com intervenções em tempo real. A Realidade Aumentada torna-se, então, uma espécie de transdutor sensorial que traduz ideias e conceitos para sensações visuais e auditivas que podem ser percebidas e processadas. Este estudo teve como objetivo propor uma forma alternativa de comunicação para crianças com paralisia cerebral utilizando sistemas de realidade aumentada e com base na teoria da complexidade. Para realização do estudo foram utilizados sistemas de Realidade Aumentada e software de comunicação assistida para elaboração de ambientes de interação e comunicação destinados a cinco crianças com paralisia cerebral da primeira série do ensino fundamental de escolas públicas. As experiências realizadas mostraram que os ambientes propostos ofereceram às crianças a possibilidade de realizar atividades escolares de forma individual e coletiva; interagir com o professor e colegas de classe funcionando como um ambiente de comunicação alternativo; facilitando a percepção o entendimento de fenômenos físicos; químicos; sensações e construções mentais. Verificamos que as relações estabelecidas nos ambientes de comunicação alternativos com realidade aumentada permitem a interação e a construção de redes de ações resultando em processos dinâmicos e colaborativos.
2004
Santin R, Kirner C, Garbin TR, Dainese CA. Ações Interativas em Ambientes de Realidade aumentada com ARToolKit. SVR2004 VII Symposium on Virtual Reality [Internet]. 2004;1:161-168. Publisher's VersionAbstract
This paper presents interactive actions developed for augmented reality environments based on ARToolKit. These actions are characteristics of innovative interfaces for human-computer interaction. The integrated use of multimedia and virtual reality technologies makes possible the intuitive manipulation of virtual objects, so that the user can superimpose virtual objects over real world and manipulate them using his hands.