Garbin TR, Dainese CA, dos Ramos RCS.
GESTÃO DA EAD: A EVASÃO E A PERMANÊNCIA DOSALUNOS EM CURSOS A DISTANCIA. ESUD 2012 – IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2012;01:01-12.
AbstractThe school supply is not a problem restricted only to some schools, but it is an issue addressed in the discussions and reflections in the field of educational research on the Brazilian scene. The theme is also studied when it comes to courses offered in distance mode, therefore, given the particular characteristics of these courses may be considered as factors of remaining or not the student. Many studies addressing the school supply treat it from two different approaches: from the external and internal factors at the school. Among the external factors are identified the needs of the student work, time allocated to academic activities, the basic conditions for learning as basic requirements, problems associated with personal or family. Among the internal factors emphasize the non-recovery of the universe by the school culture, curriculum, teaching materials, teacher-student relationship, student-student, student tutor, and other evaluative procedures. This study aims to investigate the factors that are related to the presence or evasion of students in undergraduate degree in Education offered in distance mode. We selected a pole support and verify the data from two classes of Education in 2007 and 2009, being the class of 2007 had the lowest dropout rate, only one student entering their fifties, a fact not occurred to the class of 2009. Considering the data, we found that the internal factors related to the course, as a methodology and interaction, can be considered as determining factors for the permanence of the students.
Keywords: School Management, School Supply, Evasion on EaD; Distance Education
Resumo – A evasão escolar não é um problema restrito apenas às unidades escolares, mas é uma questão tratada nas discussões e reflexões no campo das pesquisas educacionais do cenário brasileiro. O tema também é estudado quando se trata de cursos oferecidos na modalidade à distância, pois, dada às características particulares destes cursos, podem ser consideradas como fatores de permanência ou não do aluno. Muitos estudos que abordam a evasão escolar tratam-na a partir de duas abordagens diferentes: a partir dos fatores externos e de fatores internos à instituição escolar. Dentre os fatores externos são apontadas as necessidades de o aluno trabalhar, o tempo destinado às atividades acadêmicas, às condições básicas para a aprendizagem como requisitos básicos anteriores, problemas de ordem pessoal ou familiar. Dentre os fatores internos ressalta-se a não valorização pela escola do universo cultural, currículo, material didático, relação professor-aluno; aluno-aluno, aluno-tutor, procedimentos avaliativos entre outros. Este estudo tem por objetivo investigar os fatores que estão relacionados à permanência ou à evasão de alunos em um Curso de Pedagogia oferecido na modalidade à distância. Foi selecionado um polo de apoio presencial e verificamos os dados de duas turmas de Pedagogia egressos em 2007 e em 2009, sendo que a turma de 2007 apresentou o menor índice de evasão, apenas um aluno dos cinquenta ingressantes, fato não ocorrido para a turma de 2009. Considerando os dados, verificamos que os fatores internos relacionados ao curso, como metodologia e interação, podem ser considerados fatores determinantes para a permanência dos alunos.
Palavras-chave: Gestão Escolar; Evasão Escola; Evasão na EaD; Educação a Distância.
Garbin TR.
GESTÃO DA EAD: o polo de apoio presencial. 1st ed. Ouro Preto - MG: UFOP; 2012 pp. 68.
AbstractO Polo de Apoio Presencial é uma estrutura integrada ao modelo de Educação a Distancia(EAD), e deve ser mais que um espaço, um local estrutural. O polo deve oferecer todo suporte para que a formação acadêmica ocorra com qualidade adequada as necessidades técnicas, científicas, políticas e sociais. Quebrar o isolamento físico através de uma nova rede de relações com o mundo exterior, onde o pensamento, os sentimentos e as informações possam ser percebidos e processado, é um desafio que precisa ser alcançado na EaD. O aluno precisa ser entendido, precisa atuar na situação para produzir uma relação interativa, precisa criar e produzir utilizando seu lado racional e emocional. Os ambientes educativos devem proporcionar ao indivíduo a possibilidade interação e construção. As condições de infraestrutura, incluindo rede, equipamentos, apoio para atividades presenciais oferecidas pelo Polo/Prefeitura, o local de residência do aluno, a interação estabelecida entre os atores do processo e, principalmente, a relação entre Polo e Universidade são fatores relevantes para a construção do conhecimento. O Polo de Apoio Presencial é um espaço que deve privilegiar as ações promovendo situações educacionais e culturais, permitindo que o vínculo entre aluno/polo/universidade seja estabelecido. Tendo como objetivo central estudar a unidade Polo de Apoio Presencial, foi reunido materiais que podem oferecer informações sobre as orientações legais da EaD e dos polos, informações sobre a UAB relacionadas diretamente a dimensões administrativas e pedagógicas e informações sobre o cenário nacional da EaD em particular dos polos de apoio presencial. Na Unidade 1, o tema central é o Polo de Apoio Presencial, os aspectos da legislação, o histórico da implantação no Brasil considerando as indicações e determinações da UAB/CAPES. A Unidade 2 traz a gestão de polos como temática, informações sobre o sistema de gestão com ênfase no funcionamento. Na Unidade 3, como exemplo, são apresentadas informações sobre a gestão da EAD na UFOP, considerando aspectos administrativos e pedagógicos e suas relações com os polos de apoio presencial. Espero que com este material os leitores possam identificar dificuldades, necessidades e perspectivas para novos projetos e desafios da EAD, lembrando sempre que a educação deve ser oferecida com qualidade para todos