GESTÃO DA EAD: o polo de apoio presencial

Citation:

Garbin TR. GESTÃO DA EAD: o polo de apoio presencial. 1st ed. Ouro Preto - MG: UFOP; 2012 pp. 68.

Abstract:

O Polo de Apoio Presencial é uma estrutura integrada ao modelo de Educação a Distancia(EAD), e deve ser mais que um espaço, um local estrutural. O polo deve oferecer todo suporte para que a formação acadêmica ocorra com qualidade adequada as necessidades técnicas, científicas, políticas e sociais. Quebrar o isolamento físico através de uma nova rede de relações com o mundo exterior, onde o pensamento, os sentimentos e as informações possam ser percebidos e processado, é um desafio que precisa ser alcançado na EaD. O aluno precisa ser entendido, precisa atuar na situação para produzir uma relação interativa, precisa criar e produzir utilizando seu lado racional e emocional. Os ambientes educativos devem proporcionar ao indivíduo a possibilidade interação e construção. As condições de infraestrutura, incluindo rede, equipamentos, apoio para atividades presenciais oferecidas pelo Polo/Prefeitura, o local de residência do aluno, a interação estabelecida entre os atores do processo e, principalmente, a relação entre Polo e Universidade são fatores relevantes para a construção do conhecimento. O Polo de Apoio Presencial é um espaço que deve privilegiar as ações promovendo situações educacionais e culturais, permitindo que o vínculo entre aluno/polo/universidade seja estabelecido. Tendo como objetivo central estudar a unidade Polo de Apoio Presencial, foi reunido materiais que podem oferecer informações sobre as orientações legais da EaD e dos polos, informações sobre a UAB relacionadas diretamente a dimensões administrativas e pedagógicas e informações sobre o cenário nacional da EaD em particular dos polos de apoio presencial. Na Unidade 1, o tema central é o Polo de Apoio Presencial, os aspectos da legislação, o histórico da implantação no Brasil considerando as indicações e determinações da UAB/CAPES. A Unidade 2 traz a gestão de polos como temática, informações sobre o sistema de gestão com ênfase no funcionamento. Na Unidade 3, como exemplo, são apresentadas informações sobre a gestão da EAD na UFOP, considerando aspectos administrativos e pedagógicos e suas relações com os polos de apoio presencial. Espero que com este material os leitores possam identificar dificuldades, necessidades e perspectivas para novos projetos e desafios da EAD, lembrando sempre que a educação deve ser oferecida com qualidade para todos