Do governo à Governança: Permeabilidade do Estado a lógicas privatizantes na Educação

Citation:

Tripodi ZF, Sousa SZ. Do governo à Governança: Permeabilidade do Estado a lógicas privatizantes na Educação. Cadernos de Pesquisa [Internet]. 2018;48(167):228-253.
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Abstract:

Apresenta-se a noção de permeabilidade como categoria analítica que auxilia o exame de dinâmicas de privatização presentes em iniciativas atuais na educação básica. O conceito de permeabilidade refere-se aqui à natureza de padrões relacionais forjados na implementação de políticas educacionais. Assim, examinam-se dois movimentos que se realizam concomitantemente: de um lado, iniciativas do poder público de assimilar e adaptar conhecimentos desenvolvidos no setor privado; de outro, a transferência de prestação de serviços públicos para instituições privadas. Sistematizam-se aportes da literatura que contribuem para a compreensão da ampla gama de regimes de regulação. À luz desses subsídios, são mencionadas iniciativas que ilustram alterações nos modos de gerenciar e prover a educação básica.

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