O grupo de pesquisa GAMA (Geomática Aplicada e Modelagem Ambiental) surgiu em 2017 na Universidade Federal de Ouro Preto a partir da criação de uma equipe multidisciplinar formada por pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Com o intuito de aplicar conceitos, metodologias e tecnologias das ciências geodésicas em estudos urbanos e ambientais, o grupo vem direcionando suas investigações nas seguintes linhas de pesquisa:

  • Gestão de Risco e Desastras Naturais:

Esta linha de pesquisa busca construir modelos heurísticos, estatísticos e/ou determinísticos para a análise de susceptibilidade, perigo, vulnerabilidade e risco. Dentre os resultados encontrados pode-se destacar os produtos cartográficos, os inventários de processos, as análises comparativas, os modelos preditivos, etc. Os fenômenos atualmente estudados englobam: movimentos gravitacionais de massa, erosões, inundações e incêndios florestais.

  • Análise e Modelagem Ambiental:

Esta linha de pesquisa procura analisar espacialmente questões cotidianas da relação entre a engenharia e o meio ambiente. Grande parte dos temas abordados envolve: zoneamento ambiental, seleção de áreas ambientalmente adequadas para uma determinada função (obras lineares, zonas industriais, aterros sanitários, etc.), estudos em unidades de conservação, delimitação de zonas de amortecimento, corredores ecológicos, áreas de preservação permanente, etc.