Programa de Extensão: Programa de formação dos profissionais da rede de ensino

Março 4, 2020

Projetos envolvidos no programa:

  1. Atualização dos profissionais da rede ensino nos eixos temáticos da BNCC. Coordenadora: JANNIELE APARECIDA SOARES ARAUJO. Alunos interessados em participar do projeto enviar o NOME e MATRÍCULA  para o email janniele@ufop.edu.br até a data 07/03/2020.
  2. Automatização de controle de fluxo de livros da biblioteca da Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade. Coordenador: VICENTE JOSE PEIXOTO DE AMORIM. Alunos interessados em participar do projeto procurar o professor VICENTE até a data 07/03/2020.
  3. Formação dos profissionais da rede de ensino para o uso de tecnologias digitais aplicadas à área de Ciências Exatas. Coordenador: SAMUEL SOUZA BRITO. Alunos interessados em participar do projeto enviar o NOME e MATRÍCULA  para o email samuelbrito@ufop.edu.br até a data 07/03/2020
  4. Formação dos profissionais da rede de ensino para o uso de tecnologias digitais aplicadas à área de linguagens. Coordenador: GILDA APARECIDA DE ASSIS. Alunos interessados em participar do projeto procurar o professora GILDA até a data 07/03/2020.

O programa visa a formação de professores, gestores, co-gestores e coordenadores, bem como a criação de recursos educacionais digitais, a fim de garantir uma associação constante entre a prática pedagógica e as tecnologias educacionais, contemplando as dimensões de visão e formação do Programa de Inovação Educação Conectada.

Justificativa: Reconhecidas como nativas digitais, por suas habilidades inatas com as tecnologias, as crianças vêm se tornando cada vez mais consumidoras e produtoras da cultura tecnológica, sobretudo em aparelhos como tablets e smartphones. Na literatura é possível encontrar vários trabalhos apontando o número de horas que é dispensado por crianças com o uso de dispositivos móveis como forma de entretenimento [Elizabeth B. Miller and Mark
Warschauer, 2014] [A. Noorhidawati, S.Ghazal Ghalebandi, R. Siti Hajar, 2015]. Em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi aprovada como um documento completo, normativo, oficial, elaborado por profissionais especialistas nas questões educacionais. Esse documento tem o objetivo de “uniformizar conteúdos essenciais para toda a rede educativa brasileira” (FLÔR; TRÓPIA, 2018, p. 144), além de promover uma melhoria nos resultados avaliativos em larga escala, ou até mesmo suprir deficiências na formação de professores ou na organização dos sistemas de Ensino. Também tem a intenção de promover o letramento científico desses alunos, o que segundo o documento, envolve incentivar os professores a elaborarem aulas atuais, contextualizadas, desafiadoras e investigativas (BRASIL, 2017). E além de orientar-se pela BNCC, os professores devem utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação e materiais de apoio disponíveis, para que as suas aulas atinjam os objetivos propostos no documento oficial. Diante desse novo panorama, os professores precisam de uma formação continuada para o uso das tecnologias digitais como recursos educacionais. Numa ação conjunta, a Secretaria de Educação de João Monlevade e a UFOP, elaboraram um programa para potencializar o uso das Tecnologias Digitais na Rede. BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/imagens/BNCC. Acessada em 18/11/2019 FLÔR, C. C. C.; TRÓPIA, G. Um
olhar para o discurso da Base Nacional Comum Curricular em funcionamento na área de ciências da natureza. Horizontes, v. 36, n.1, p. 144-157, jan. / abr. 2018. Elizabeth B. Miller & Mark Warschauer (2014) Young children and e-reading: research to date and questions for the future, Learning, Media and Technology, 39:3, 283-305, DOI: 10.1080/17439884.2013.867868

Objetivo: Realização de capacitação para professores, gestores, co-gestores e coordenadores, para o uso de tecnologias educacionais digitais bem como a criação recursos educacionais digitais, afim de garantir uma associação constante entre a prática pedagógica e as tecnologias educacionais e estruturar um planejamento de formações que atenda a demanda da rede nesse aspecto. Para atender os objetivos gerais levantamos o seguintes objetivos específicos: -Elaboração de material educacional -Preparação e execução/apresentação de cursos e palestras -Desenvolvimento de softwares para controle do fluxo e inventário.