MUS221 - Prática Pedagógica II

Ementa: O corpo, os jogos e as culturas como instâncias configuradoras da prática docente em música; Corpo, subjetividade e política; jogo e cultura; identidade e multiplicidade cultural; relações entre diferentes matrizes culturais. Apropriação desses conceitos para a prática educativa em música.

Carga Horária: 75h

Conteúdo programático:
1-Aspectos lúdicos e dialógicos da linguagem musical;
2-O jogo como recurso pedagógico: usos, recursos e limites;
3-O corpo como receptor e como agente da linguagem musical;
4-As diferentes matrizes culturais e seus cruzamentos no campo da educação musical (culturas
populares, culturas de criação individual e culturas de massas); educação musical e multiculturalismo.

Bibliografia básica:
MURRAY-SHAFER, Raymond. O ouvido pensante. Tradução de Marisa Trench de O. Fonterrada Et al. São Paulo: UNESP, 1991.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2010. Coleção Estudos.
SANTOS, Rafael Anderson. Tipograma: um jogo rítmico. IN: Cadernos de Estudo – Educação Musical 1. São Paulo: Atravez. Disponível em: www.atravez.org.br/educacao.htm
WISNIK, Jose Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Bibliografia complementar:
BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001. 188p. Acompanha vídeo VHS.
KOELLREUTTER. Hans-Joachim. Introdução à estética e à composição musical contemporânea. Bernadete Zagonel e Salete M. La Chiamulera (organizadoras). Porto Alegre: Movimento, 1985. 57p.
_________. Terminologia de uma nova estética da música. Porto Alegre: Movimento, 1990.138p.
_________, Por uma nova teoria da música, por um novo ensino da teoria musical. In: Cadernos de estudo. Educação musical n.6. São Paulo: Atravéz/EM-UFMG - FEA fevereiro/1997. p. 45-52.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
MAXACALI, Toninho; ROSSE, Eduardo Pires (orgs). Kõmãyxop: cantos xamânicos maxacali/timu’um. Rio de Janeiro: museu do índio – FUNAI, 2011.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.
ROSA, Lilia de Oliveira. Três peças aleatórias de L. C. Vinholes numa abordagem pedagógica para criança: análise, criação de atividades musicais e site. 2011. 189 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas.
SANTOS, Regina Márcia Simão (org.). Música, cultura e educação: os múltiplos espaços da educação musical. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Semester: 

01

Offered: 

2021