Quiles, O. L., Mendiluce, S. M., & Soares-Quadros, J. F. (2018).
Estudio comparativo de métodos de aprendizaje de violonchelo utilizados en conservatorios de música españoles. Implicaciones para el profesorado.
Psychology, Society, & Education, Psychology, Society, & Education,
10, 37-54.
Publisher's VersionAbstractEste estudio analiza diferentes métodos de enseñanza-aprendizaje de violoncello en conservatorios de música de Andalucía (España) y las implicaciones educativas que estos puedan tener en el proceso de enseñanza-aprendizaje de este instrumento, especialmente para el profesorado. Se ha utilizado una metodología de tipo descriptivo, mediante análisis de contenido. Como instrumento de recogida de datos se ha usado una ficha adaptada de Garde, Gustems y Calderón (2015), compuesta por 41 item. Se llevó a cabo una comparación de los diferentes métodos de iniciación al violonchelo empleados en los conservatorios participantes, en función de cuatros dimensiones de análisis: aspectos didáctico-metodológicos, parámetros físicos, aspectos psicológicos y sensibilización musical. Sobre la primera dimensión, los resultados muestran una divergencia entre los textos analizados respecto al rol del profesor en el proceso didáctico. Con relación a los parámetros físicos, se observa una escasez de contenidos en los diferentes métodos que no ayuda a prevenir posibles problemas de salud y de interpretación en el alumnado novel. Aparece también poca atención respecto al desarrollo de aspectos psicológicos (concentración y memoria). Por último, los manuales analizados muestran especial atención hacia los aspectos vinculados a la dimensión sensibilización musical (afinación, sentido rítmico y hábitos de estudio). Los resultados de este estudio ponen de relieve la importancia de la formación del profesorado en metodologías de enseñanza activas, creativas y contemporáneas, ya que la mayoría de los métodos analizados deja en manos de los docentes aspectos de alta relevancia en el desarrollo musical del alumnado.
Torres, L. H., de Quadros, M. R. S. S., & Soares-Quadros, J. F. (2018).
Evaluación de la calidad en la Educación Superior: Una revisión de la literatura a partir de la satisfacción del alumnado.
Cadernos de Pesquisa, Cadernos de Pesquisa,
25(2), 71-89.
Publisher's VersionAbstractO presente trabalho tem como objetivo examinar aspectos atuais referentes à educação superior, tais como qualidade, e por extensão, satisfação dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma ampla e rigorosa revisão de literatura com o intuito de situar as discussões correntes sobre a influência da qualidade em um mercado dinâmico e competitivo da educação terciária, e, principalmente, a importância da satisfação dos alunos com a educação recebida, que possibilita dentre outras vantagens: motivação, retenção, recrutamento, captação de recursos e lealdade. Destaca-se a importância da satisfação frente à infraestrutura, pois a qualidade da mesma influi na satisfação do estudante com o serviço educacional prestado e, consequentemente, repercute em seu rendimento acadêmico. Ademais, tratou-se sobre a satisfação com relação ao ensino, no qual o aluno, por meio de uma avaliação do trabalho docente, indica possibilidades de melhorias no processo ensino-aprendizagem.
Marques, W. R., dos Santos, J. M. M., de Rocha, L. F. B. V., & Soares-Quadros, J. F. (2018).
Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos.
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade,
4(especial), 131-150.
Publisher's VersionAbstractO presente artigo é uma versão condensada de monografia apresentada em 2011 na Universidade Federal do Maranhão, no curso de Educação Artística, com foco na atuação do fotógrafo Márcio Vasconcelos que tem um olhar para a temática social, cultura popular, religião afro-maranhense. Márcio Vasconcelos se intitula “autodidata e independente”, pois não está a serviço de outrem, portanto, voltado para produção independente, “autoral”, onde elabora e executa seus projetos, submetendo-os aos editais da cultura, dentre os quais, Petrobrás Cultural e Minc. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, como o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras/2010 da Fundação Cultural Palmares/Petrobrás com o projeto “Zeladores de Voduns do Benin ao Maranhão”; “Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre a Casa de Nagô”, Lei Rouanet e no Programa Petrobrás Cultural/2009, editado em livro sobre um dos terreiros mais antigos do Tambor de Mina no Maranhão; Ensaio fotográfico “Na trilha do Cangaço – um ensaio pelo sertão que Lampião pisou”, projeto contemplado em 2010 com o XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, disponível em http://www.natrilhadocangaco.com.br/ensaio.php, (atualmente, se encontra editado em livro). A pesquisa pretende contribuir para a produção científica no espaço acadêmico da fotografia no Maranhão, sem pretensão de esgotar o tema, mas fomentar e instigar novas pesquisas, tendo em vista a abordagem escolhida. É sustentada teoricamente por: Freund (1995), Kubrusly (2006) e outros. Apresentar-se-á as ideias gerais do escopo geral da monografia como o surgimento da fotografia e o curto tempo em que esta chegou ao Maranhão. Invenção anunciada publicamente pela Academia de Ciências de Paris em 1839, a fotografia chegara ao Maranhão em 1846, segundo o Album do Maranhão em 1908, Gaudêncio Cunha (1987). A arte maranhense é rica em diversidade, está intrinsecamente ligada à cultura popular – o branco, o negro, o índio, todos estão presentes na arte produzida no Maranhão, seja nas artes visuais, teatro, música, dança; nas manifestações culturais: Bumba-meu-boi, ritos, mitos, reggae, Terecô, Divino Espírito Santo.
Torres, L. H., Soares-Quadros, J. F., & Quiles, O. L. (2018).
Music Preferences and Personality in Brazilians.
Frontiers in Psychology, Frontiers in Psychology,
9, 1488.
Publisher's VersionAbstractThis article analyzes the relationship between musical preference and type of personality in a large group of Brazilian young and adult participants (N = 1050). The study included 25 of 27 states of Brazil and individuals aged between 16 and 71 years (M = 30.87; SD = 10.50). Of these, 500 were male (47.6%) and 550 were female (52.4%). A correlational study was carried out applying two online questionnaires with quality parameters (content-construct validity and reliability), one on musical preference and the other on personality. The results indicate four main findings: (1) the musical listening of the participants is limited to a reduced number of styles, mainly Pop music and others, typical of Brazilian culture; (2) the Brazilian context supposes a determining aspect in the low preference of non-Brazilian music; (3) there is a positive correlation between most personality types analyzed and the Latin, Brazilian, Classical and Ethnic musical styles. A negative correlation between these types of personality and the consumption of Rock music was also observed; (4) musical preferences are driven not only by personality but in some cases they are also driven by socio-demographic variables (i.e., age and gender). Likewise, this work shows how participants make use of music in personality aspects that may be of interest for the analysis of socio-affective behavior (personality) as well as according to different socio-demographic variables (e.g., age and gender). More cross-cultural research on musical preference and personality would need to be carried out from a global perspective, framed in the context of social psychology and studies of mass communication.