Pibid e a formação inicial de professores de música no Brasil: uma análise exploratória

Citation:

Soares-Quadros, J. F., & da Costa, F. S. (2015). Pibid e a formação inicial de professores de música no Brasil: uma análise exploratória. Revista da ABEM, Revista da ABEM, 23, 35-48.

Abstract:

Este artigo tem como objetivo conhecer a atuação do Pibid nos cursos de licenciatura em música no Brasil com base nos quantitativos de bolsas de iniciação à docência(ID) e subprojetos aprovados, tomando como variáveis de estudo a região, a categoria da IES, a área de conhecimento dos cursos e a formação acadêmica do coordenador de área. Para isso, foram utilizados como fontes de dados o relatório de bolsas referente ao Edital Pibid nº 61/2013, os relatórios de pagamento dos anos2013 a 2015 e os currículos Lattes dos coordenadores presentes em tais relatórios.Os resultados apontaram 1) a predominância de bolsas ID para a região Nordeste e para IES federais; 2) música superou as outras linguagens artísticas e áreas de conhecimento que não estão contempladas como disciplina curricular obrigatória no quantitativo de subprojetos e bolsas ID; 3) a maior parte dos coordenadores dos subprojetos de música não possuem licenciatura na área. São necessários estudos específicos para verificar a influência desses resultados nos trabalhos desenvolvidos em cada realidade.

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