Mass Media y consumo musical en estudiantes de enseñanza secundaria en Brasil

Citation:

Soares-Quadros, J. F. (2017). Mass Media y consumo musical en estudiantes de enseñanza secundaria en Brasil. Cuadernos de Lingüística Hispánica, Cuadernos de Lingüística Hispánica, 30, 187-209.

Abstract:

O principal objetivo deste artigo é discutir a influência dos meios de comunicação de massa e outros agentes da educação informal sobre as preferências musicais dos estudantes do ensino médio no Brasil. Como dados empíricos, foi realizada uma pesquisa com 940 alunos (mulheres e homens) de Vitória (Espírito Santo-Brasil), que confirmaram os meios de comunicação de massa como os principais agentes determinantes em sua predileção musical, entre os quais a Internet e a Rádio, seguiram pela influência de amigos e televisão. Portanto, é enfatizada a importância de criar políticas públicas que favoreçam o acesso e a disseminação de música através de diferentes meios de comunicação, especialmente enfatizando sua inserção na educação formal e não formal, fato que provavelmente suavizará a potencial soberania dos agentes de mídia.

Publisher's Version