Estudo Sobre Preferências de Estilo Musical em Estudantes Espanhóis de Ensino Superior do Real Conservatório Superior de Música "Victoria Eugenia".

Citation:

Quiles, O. L., Pérez-Garrido, A. L., & Soares-Quadros, J. F. (2014). Estudo Sobre Preferências de Estilo Musical em Estudantes Espanhóis de Ensino Superior do Real Conservatório Superior de Música "Victoria Eugenia.". Música Hodie, Música Hodie, 14, 211-222.
2014_musica_hodie.pdf422 KB

Abstract:

Este estudo objetivou conhecer as preferências musicais de estudantes do Real Conservatório Superior de Música “Victoria Eugenia”, em Granada (Espanha). Contemplando uma amostra de 140 alunos, com idades entre 16 e 31 anos, esta pesquisa adotou uma versão adaptada ao contexto local do Questionário sobre preferência de estilos musicais (Lorenzo; Herrera; Cremades, 2008). Os resultados mostraram que 1) as preferências dos participantes foram similares a de jovens comuns (não estudantes de música), utilizando-a também como fonte de pesquisa; 2) tais preferências sofrem grande influência dos meios de comunicação de massa; 3) os conhecimentos musicais obtidos durante os estudos pré-universitários não foram relevantes para a eleição da música que se deseja consumir. Palavras-chave: Preferências musicais; Graduação em música; Conservatório; influências musicais formais e informais.

Publisher's Version