Citation:

Soares-Quadros, J. F., Quiles, O. L., de Quadros, M. R. S. S., & Barros, A. D. P. (2017). Música na escola: proposta de intervenção em escolas de ensino médio em São Luís-MA. Cadernos de Pesquisa, Cadernos de Pesquisa, 24, 104-124.

Abstract:

Esse estudo teve como objetivo implementar um plano de ações para a inclusão da Música no ensino médio em São Luís/MA. Para tanto, buscamos elaborar uma proposta curricular adequada à legislação e aos documentos norteadores da educação, tanto em âmbito nacional como local. Além disso, o trabalho propôs também a elaboração de materiais didáticos para o ensino de Música direcionado ao ensino médio, a partir da consulta a materiais didáticos já existentes e em conformidade com o previsto nas Diretrizes Curriculares da SEDUC-MA. Dessa forma, a pesquisa empregou como método a pesquisa-ação, contando com a participação de 10 escolas públicas, contemplando aproximadamente 1000 alunos. Para coleta de dados, utilizou-se da aplicação de questionários para diagnóstico das turmas e avaliação da proposta desenvolvida, reuniões pedagógicas e relatórios dos professores. Assim, esse trabalho conseguiu obter as seguintes conclusões: 1) a proposta desenvolvida obteve a aprovação dos participantes; 2) os estudantes de ensino médio são favoráveis à inserção da Música enquanto disciplina do currículo escolar; 3) fatores como infraestrutura, água e segurança influem diretamente no desenvolvimento da educação. Dessa forma, espera-se que esse estudo possa contribuir para o surgimento de propostas similares em outras localidades do país.

Publisher's Version