Citation:

Soares-Quadros, J. F., & Quiles, O. L. (2013). Preferência musical e classe social: um estudo com estudantes de ensino médio de Vitória, Espírito Santo. Revista da ABEM. Revista da ABEM, Revista da ABEM, 31, 11-26.

Abstract:

Este estudo objetivou conhecer as preferências musicais de estudantes de ensino médio em Vitória, Espírito Santo, bem como verificar a influência da classe social sobre a escolha musical desses estudantes, utilizando para isso a região geográfica em que se localizavam as escolas pesquisadas. Contemplando uma amostra de 966 alunos (56,8% mulheres e 43,2% homens), com idades entre 14 e 46 anos (média de 16,42 anos), distribuídos nas três séries que compõem o ensino médio (35,6%alunos do 1º ano, 32,5% alunos do 2º ano e 31,9% alunos do 3º ano), esta pesquisa adotou uma versão adaptada ao contexto local do Questionário sobre preferência de estilos musicais (Lorenzo; Herrera; Cremades, 2008). Os resultados mostraram que 1) ouvintes provenientes de regiões com maior poder aquisitivo são mais ecléticos; 2) a religião pode ser um fator de influência sobre a escolha musical; 3) estilos vinculados aos meios de comunicação massivos possuem maior representatividade nas preferências dos participantes.

Publisher's Version