Citation:

Quiles, O. L., Soares-Quadros, J. F., Andreu, R. C., & Torres, L. H. (2009). Conhecimento de estilo musical em estudantes espanhóis de Educação Secundária Obrigatória com diferentes origens culturais: análise desde a educação formal. Revista da ABEM, Revista da ABEM, 21, 67-75.

Abstract:

O objetivo principal deste artigo é analisar quais são os conhecimentos dos alunos de EducaçãoSecundária Obrigatória (ESO) sobre o conceito de estilo musical e os diferentes estilos musicais existentes. Na Espanha, este nível educativo compreende alunos com idades entre 12 e 16 anos.Nesta pesquisa, participaram 667 alunos da cidade espanhola de Melilla (51,6% mulheres e 48,4%homens), pertencentes às quatro séries que formam essa etapa educativa. Em função de sua origem cultural, 55,9% eram de origem berbere, 39,1% de origem europeia e 4,9% mista. Como instrumento de coleta de dados se empregou uma versão adaptada do Questionário sobre conhecimento de estilo musical, de Lorenzo e Herrera (2001). Os resultados mostram que existe uma clara contradição entre as músicas que se trabalham no currículo escolar oficial (música clássica, predominantemente)e o conhecimento sobre os estilos musicais que aparecem majoritariamente na vida cotidiana dos estudantes (pop, rock & roll, hip-hop, rap ou reggaeton).

Publisher's Version