Projetos concluídos

Título da pesquisa:Setorização Geológico-Geotécnica da Via e Avaliação e Controle de Riscos dos Taludes da EFVM

Período de desenvolvimento: 2011 - 2013

DescriçãoO objetivo geral deste projeto de pesquisa foi desenvolver uma metodologia de análise de riscos geotécnicos na construção e operação de ferrovias, no âmbito da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) da VALE S.A. Preliminarmente, propõe-se a compartimentação da linha-tronco da EFVM em setores ou trechos de referência, a partir da demarcação de segmentos com o subleito caracterizado por um mesmo domínio geológico-geotécnico, o que implica um maciço estudo de consolidação dos dados disponíveis, associado à coleta de amostras-tipo e realização de ensaios de laboratório. Um segundo escopo do trabalho envolve a implantação de uma sistemática de avaliação preventiva de riscos dos taludes localizados no domínio da ferrovia (taludes de corte e taludes de aterro). A elaboração do método tem como fundamento os conceitos de Avaliação de Risco, os conceitos de evolução dos processos geodinâmicos e de classificação mecânica dos solos e geomecânica de rochas. A evolução do estudo dar-se-á a partir do cruzamento dos dados de infra-estrutura, dados geológico-geotécnicos, identificação de processos de dinâmica superficial e a ocorrência de eventos geológico-geotécnicos. O programa de pesquisa prevê ainda a instrumentação e o monitoramento dos taludes mais críticos da EFVM e a correlação destes registros com a hierarquização prévia feita a partir das análises de risco. Natureza: VALE S.A. Produtos: uma tese de doutorado / duas dissertações de mestrado

IntegrantesRomero Cesar Gomes - Coordenador / Rosyelle Cristina Corteletti / Roberto Almeida Cunha Filgueiras / Lucas Deleon Ferreira

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Título da pesquisa: Adensamento Eletrocinético e Simulação Física/Numérica da Disposição de Rejeitos Finos de Bauxita em Diques Testes de Grande Porte

Período de desenvolvimento: 2011 - 2013

Descrição:Os rejeitos em polpa provenientes da planta da Mineração Paragominas/PA (MPSA) apresentam uma concentração de sólidos entre de 33 e 35%, são pré-adensados em espessadores convencionais e lançados em diques de contenção que ocupam uma área aproximada de 5400 ha, distantes 3 km da planta. O sistema de reservação dos rejeitos é constituído por quatro reservatórios seqüenciais (Barragens B1/B2/B3/B4), que atuam em operação cíclica, para secagem e ressecamento dos rejeitos de cada baia, pelas ações combinadas da drenagem de fundo, drenagem superficial e pela evaporação local. Neste contexto, este projeto de pesquisa visa a modelação física em escala real para aferir a natureza e a magnitude dos fenômenos físicos associados à disposição subaérea dos rejeitos finos de bauxita gerados na planta. Numa fase inicial, ensaios em modelos reduzidos de alvenaria serão construídos para se estabelecer análises qualitativas e de caráter geral sobre o comportamento à disposição subaérea destes rejeitos. Numa fase seguinte, quatro diques de grandes dimensões serão construídos em área-teste da MPSA para reavaliação destas análises em escala real. Estes estudos serão subsidiados por uma ampla campanha de ensaios de caracterização tecnológica destes rejeitos em laboratório, incluindo ensaios geotécnicos (como ensaios de caracterização geotécnica e ensaios especiais tais como ensaios HCT com bomba de fluxo). Adicionalmente, uma proposta de disposição alternativa, condicionada pela técnica de desaguamento por adensamento induzido pela aplicação de campos elétricos externos (eletrosmose), será aplicada aos rejeitos finos de bauxita in situ, em projeto em escala real. Natureza: Convênio NUGEO /Nordst Hydro (Noruega).

Integrantes: Romero Cesar Gomes - Coordenador / Deilton Braga dos Santos / Cláudio Lineu Pereira Peixoto -  / Giovani José Pedrosa / Lucas Deleon Ferreira 

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Título da pesquisa: Desaguamento/Adensamento de Rejeitos da Mineração utilizando fenômenos eletrocinéticos

Período de desenvolvimento: 2014 - 2017

Descrição: O desaguamento/adensamento eletrocinético é embasado na imposição de uma diferença de potencial elétrico no interior de um solo ou rejeito, através de eletrodos inseridos no interior desses materiais, ocasionando o movimento relativo da fase líquida em relação à sólida no sentido de um dos eletrodos. O processo de desaguamento/adensamento se processa com a drenagem desse fluxo de água induzido. O presente trabalho visa contribuir para o conhecimento dessa técnica aplicada ao desaguamento/adensamento de rejeitos finos de mineração e se justifica pela necessidade do desenvolvimento de novas técnicas de disposição de resíduos da mineração e de aceleração do processo de desaguamento desses materiais em forma de polpa e no adensamento de rejeitos que se encontram depositados em estruturas de contenção já existentes. Nesse sentido, os trabalhos que serão desenvolvidos no decorrer do projeto buscam avaliar diferentes condicionantes que estão associados ao processo de desaguamento/adensamento eletrocinético de rejeitos de mineração. Dessa forma, em um primeiro momento serão desenvolvidos equipamentos de laboratório que possibilitem a análise de processos convencionais de desaguamento/adensamento com a associação de fenômenos eletrocinéticos. A partir do desenvolvimento desses equipamentos, inicia-se a segunda etapa do projeto que consiste na avaliação da contribuição das técnicas de eletrocinéticas no processo de desaguamento e adensamento de rejeitos de mineração

Integrantes:  Romero Cesar Gomes - Coordenador / Lucas Deleon Ferreira Rosenaire Rezende de Souza / Nancy Raphaela Souza Lopes  / Ana Carolina Ferreira.

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Título da pesquisaEstudo da viabilidade técnica de utilização de rejeitos de minério de ferro em pavimentos rodoviários

Período de desenvolvimento: 2018-2018

DescriçãoO projeto visa estudar a viabilidade técnica de utilização de rejeitos de minério de ferro em camadas estruturais de pavimentos asfálticos rodoviários. Para isso, serão projetados, executados e acompanhados, ao longo de um determinado período, trechos experimentais a serem construídos em uma área da BR-040, cuja concessão está vinculada à Via040. Esta etapa caracteriza-se como a primeira fase, relacionada à avaliação da viabilidade, com base nos resultados de ensaios de laboratório em geotecnia.  Financiador(es): CONCESSIONARIA BR-040 S.A. - Auxílio financeiro.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes:  Eleonardo Lucas Pereira - Coordenador / Lucas Deleon Ferreira / Romero César Gomes / Letícia Alves Arantes / Aline Ferreira Andalício / Iara Santana de Azevedo / Gustavo Pereira Viana / Lucas Moreira Araújo / Anderson Gonçalves de Azevedo / André Gonçalves de Azevedo.