Ocupação Territorial

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL - DEAMB

Escola de Minas

Ementa:

Ocupação territorial e capacidade de suporte do meio ambiente. Meio físico e ocupação do território: Geomorfologia, solos, recursos hídricos e minerais. Processos geodinâmicos superficiais e sua relação com o uso e a ocupação do solo. Cartas Geotécnicas. Análise e gestão de riscos em áreas urbanas. Planejamento e gestão territorial. Trabalho de Campo.

Conteúdo programático:

1. Uso e ocupação do solo no Brasil. Expansão dos centros urbanos. Limitações e potencialidades da ocupação do território associadas às características do meio ambiente. Compatibilização entre o uso e a ocupação do solo e a capacidade de suporte do meio ambiente. Planejamento territorial e o uso racional dos recursos naturais. Problemas do meio físico urbano.  Panorama dos desastres naturais no mundo e no Brasil.
  2. Compatibilização entre o uso e a ocupação do solo e a capacidade de suporte do meio ambiente. Planejamento territorial e o uso racional dos recursos naturais.
  3. Geomorfologia e ocupação territorial. Domínios geomorfológicos. Análise do relevo aplicada ao planejamento territorial. Geomorfologia cárstica. Geomorfologia fluvial.
  4. Solos e ocupação territorial. Conceitos básicos. Relação entre os solos e a paisagem. Importância dos solos e formas de degradação. Noções sobre sistemas de classificação.
  5. Recursos hídricos e ordenamento territorial. Conceitos básicos associados aos Recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Uso e ocupação do solo e degradação dos recursos hídricos. Planejamento e gestão. Contaminação e vulnerabilidade de aquíferos. Análise de risco toxicológico à saúde humana.
  6. Recursos minerais e ocupação territorial. Exploração dos recursos minerais e conflitos socioambientais. Disposição de rejeito em barragens. Sistemas de classificação de Barragens (mineração, abastecimento e uso hidroelétrico). Degradação e recuperação ambiental associadas à atividade de mineração.
  7. Processos geodinâmicos superficiais. Erosão. Assoreamento. Inundação. Movimentos gravitacionais de massa. Ocupação desordenado do solo e processos geodinâmicos.
  8. Cartografia Geotécnica. Cartas Geotécnicas aplicadas à ocupação do solo urbano. Susceptibilidade. Aptidão à urbanização. Risco geológico-geotécnico. Elaboração de Planos  Municipais de Redução de Riscos - PMRR.  Medidas estruturais e não estruturais.
  9. Planejamento e gestão territorial. Planejamento ambiental e desenvolvimento sustentável.  Aspectos legais associados à ocupação do Território. Áreas protegidas: Unidades de Conservação e Áreas de Preservação Permanente. Ordenamento territorial urbano e regional. Zoneamento Ambiental. Plano Diretor.
  10. Trabalho de campo: Ocupação territorial urbana e rural.

Bibliografia básica:

CASSETI, V. Ambiente e apropriação do relevo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1995. 147 p.

SANTOS, R.F. Planejamento ambiental: teoria e prática . São Paulo: Oficina de Textos,  2004. 184 p.

MCCALL, J.; MARKER, B. Earth science mapping for planning, development and conservation. London: Graham & Trotman, 1989. 268 p.

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. São Paulo: Blucher, 1980. 201 p.

OLIVEIRA, A.M.S; BRITO, S.N.A. Geologia de engenharia. São Paulo: ABGE, 1998. 586 p.

Bibliografia complementar:

FLORENZANO, T.G. (Org.). Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. 318 p.

GUERRA, A.J.T.; CUNHA, S.B. Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 394 p.

ZUQUETTE, L.V.; GANDOLFI, N. Cartografia geotécnica. São Paulo: Oficina de Textos, 2004. 190 p.

CUNHA, M.A.; FARAH, F. Manual ocupação de encostas. São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnologicas do Estado de São Paulo, 1991. 216 p.

RESENDE, M.; CURI, N. Pedologia: base para distinção de ambientes. 2.ed. Viçosa: NEPUT, 1997. 334 p.

CARVALHO, E.T. Geologia urbana para todos: uma visão de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Do Autor, 1999. 176 p.

NUNES, L.H. Urbanização e Desastres Naturais. São Paulo: Oficina de Textos, 2015. 114 p.