BEV 184 - Ciências para o Ensino Fundamental II

Ementa: Estratégias metodológicas para o Ensino de Ciências em nível fundamental. Desenvolvimento de práticas baseadas em teorias de aprendizagem. Relação neurociência e aprendizagem.

Referências Bibliográficas: 

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio: pesquisa em educação em ciências, 3(1), 105–115. 2005.

_______. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, 5(2), 337–355. 2006.

_______. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas críticas, v. 21, n. 45, 2015.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 2ª Ed. São Paulo: Biruta. 2012. 158 p.

BONWELL, C.; EISON, J. Active Learning: Creating Excitement in the Classroom. ASHE-ERIC Higher Education Reports. 1991. 121p.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 7. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: dez. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=56621-bnccapresentacao-fundamentos-pedagogicos-estrutura-pdf&category_slug=janeiro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: jan. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: set. 2016.

BRASIL. Mistério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, DF: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: set. 2016

BRIGHENTI; BIAVATTI; SOUZA, 2015. Metodologias de Ensino-Aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 281-304, set. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p281. Disponível em www.gual.ufsc.br

BULGRAEN, V. C.. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.4, ago./dez. 2010. Disponível em http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/view/46/39

CACHAPUZ, A.. et al. (organizadores). A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CHASSOT, A.. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 22, p. 89-100, abr. 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000.... Acesso em fev. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009.

CHRISPINO, A.. Introdução aos enfoques CTS – ciência, tecnologia e sociedade – na educação e no ensino. Documentos de trabajo de Iberciencia, n.º 4. Publicação: Organização dos Estados Iberoamericanos. 2017.

FREIRE, P.. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIORDAN, M.. O papel da experimentação no ensino de ciências. Anais do II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. p. 1-13. 1999.

GIORDAN, M.; GUIMARÃES, Y.A.F.; MASSI, L.. Uma análise das abordagens investigativas de trabalhos sobre sequências didáticas: tendências no ensino de ciências. VIIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, 2011. Disponível em http://www.lapeq.fe.usp.br/textos/ec/ecpdf/giordan_guimaraes_massi-enpec-2012.pdf. Acesso em jan 2018.

GUYOTTE, K.W.; SOCHACKA, N.W.; COSTANTINO, T.E.; WALTHER J.; KELLAM, N.N. Steam as Social Practice: Cultivating Creativity in Transdisciplinary Spaces. Art Education Vol. 67, Iss. 6, 2014.

HENNIG, G.. Metodologia do Ensino em Ciências. Porto Alegre: mercado Aberto. 1986.

HERCULANO-HOUZEL, S.. O cérebro nosso de cada dia. Descobertas da neurociência sobre a vida cotidiana. 2ª edição. Rio de Janeiro: Vieira & Lent. 2012.

IZQUIERDO, I.. A Arte de Esquecer: cérebro, memória e esquecimento. Rio de Janeiro: Vieira & Lent. 2010.

KOLB, D.. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. 1984. Disponível em: http://www.learningfromexperience.com/images/uploads/process-of-experiential-learning.pdf; http://www.fucamp.edu.br/wp-content/uploads/2010/10/11%23U00c2%23U00aa-GUSTAVO-E-M%23U00c3%23U0081RCIA.pdf; http://www.redalyc.org/pdf/2191/219146657004.pdf e http://www.scielo.br/pdf/pee/v20n1/2175-3539-pee-20-01-00127.pdf

KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: EPU/EDUSP, 1987.

________. Prática de Ensino de Biologia. 3ª Ed. São Paulo: Harbra, 1996.

LENT, R. Ciência para a educação: uma ponte entre dois mundos. Ed. Atheneu. 2017.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

LISBOA RIBEIRO, T. V.; SANTOS, A. T.; GENOVESE, L. G. R.. A história dominante do movimento CTS e o seu papel no Subcampo Brasileiro de Pesquisa em Ensino de Ciências CTS. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 1, p. 13-43, 2017.

MORTIMER, E.F.. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG. 2000. 373 p.

NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M.. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 39, p. 225-249, ago. 2012. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/86.... Acesso em: 16 fev. 2018. doi: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639728.

NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J.. The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct and Use Them, Technical Report IHMC CmapTools 2006-01, Institute for Human and Machine Cognition (IHMC), 2006. Outras publicações sobre Mapas Conceituais: http://cmap.ihmc.us/publications/research-publications.php

PATEMAN, C. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 157p. apud GOHN, M.G. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. publ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan. mar. 2006.

PAVÃO, A. C.; FREITAS, D.. Quanta ciência há no ensino de ciências. SciELO-EdUFSCar. 2008. 332 p.

PIAGET, J.. O Desenvolvimento do Pensamento: Equilibração das estruturas cognitivas. Publicações D Quixote. l977.

ROBINSON, K.. Do schools kill creativity?. TED Talks. 2006.

ROSSASI, L.B.; POLINARSKI, C.A. Reflexões sobre metodologias para o ensino de biologia: uma perspectiva a partir da pratica docente. 2009. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/491-4.pdf. Acesso em jan 2018.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F.. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 2(2), 1–23. 2002.

SASSERON, L.H.; CARVALHO, A.M.P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências. v. 16, n. 1, pp. 59-77, 2011.

SPUDEIT, DANIELA. Elaboração do Plano de Ensino e do Plano de Aula. Fev/ 2014. Disponível em: <http://www2.unirio.br/unirio/cchs/eb/ELABORAODOPLANODEENSINO% 20EDOPLAN O% 20DEAULA.pdf>. Acesso em fev de 2018.

TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F.. Coordenadora da Coleção: CARVALHO, A. M. P.. Ensino de Ciências. Coleção Ideias em Ação. 2012. 144 p.

VAZ, N.. O ensino e a saúde: um olhar biológico. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 2, p. S169-S176, 1999. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1999000.... Acesso em 03 julho 2017.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 4ª Ed. SP, Martins Fontes. 1991. 90p.

Semester: 

01

Offered: 

2019