Ementa: Histórico da EA; Políticas Governamentais relativas a MA; sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. As relações entre a sociedade e a natureza. Inserção da EA nos currículos da licenciatura nas áreas de Ciências da Vida; EA nos PCN e na BNCC. Projetos de Educação Ambiental: planejamento, execução e avaliação, utilizando a técnica de aprendizagem por projeto.
Bibliografia básica:
- BRASIL/ MEC/ MMA/ UNESCO. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007.
- DIAS, G. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: GAIA, 2004.
- DEPRESBITERIS, L.; TAVARES, M.R.. Diversificar é preciso... Instrumentos e técnicas de avaliação de aprendizagem. SENAC, 2017.
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Bibliografia complementar:
- BRASIL/ CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA. Art. 225, Caput. 1988.
- BRASIL/MEC/Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. 2017.
- BRASIL/MEC/Parâmetros Curriculares Nacionais. 1997.
- REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2001.
- VYGOTSKI, L.S.A. Formação Social da Mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
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