Ementa: Legislação que originou as Bases Curriculares Nacionais; Formação da área de Ciências da Natureza na BNCC; Análise crítica da BNCC; Análise crítica do conhecimento e sua construção; Introdução à Epistemologia da Biologia como elemento introdutor ao pensamento biológico; os processos de aprendizagem vivenciados nas teorias de aprendizagem.
Bibliografia básica: BACHELARD, G. A epistemologia. 1ª Ed. Lisboa: Edições 70, 2006. BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo: 1ª ed. Ed. Biruta, 2009. MAYR, Ernst. O desenvolvimento do pensamento biológico: diversidade, evolução e herança. Ed. UnB, 1998. 1107 p. |
Bibliografia complementar: BRASIL/MEC/Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. 2017. 392p. BRASIL/MEC/Parâmetros Curriculares Nacionais. 1997. CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. de; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. DELIZOICOV, D. et al Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2009. |