Cartografia Aplicada

CARTOGRAFIA APLICADA

APPLIED CARTOGRAPHY

AMBXXD

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL - DEAMB

Escola de Minas

Ementa:

Sistemas geodésicos de referência; Sistemas de coordenadas; Sistemas de projeção cartográfica; Escalas; Leitura, interpretação e sistematização de cartas topográficas; Cartografia temática; Conceitos de fotogrametria e fotointerpretação; Introdução ao Sistema de Posicionamento Global (GPS); Sistema de Informações Geográficas (SIG); Cartografia digital aplicada; Modelos Digitais de Elevação e Derivação de dados vetoriais e matriciais.

Conteúdo programático:

1. Introdução à cartografia; Importância de mapas e cartas na Engenharia.

2. Sistemas geodésicos de referência; Sistemas de coordenadas; Sistemas de projeção cartográfica; Escalas: Escala numérica x Escala gráfica; Erro e precisão cartográfica; Leitura de mapas; Elementos essenciais: Escala, legenda, norte, grade de coordenadas, etc.

3. Leitura, interpretação, escalas e sistematização de cartas topográficas; Construção de perfis topográficos; Cartografia temática; Tipos de cartas temáticas (geologia, pedologia, geomorfologia, cobertura vegetal, geotecnia, uso e ocupação do solo, etc.). Aplicabilidade das cartas temáticas na Engenharia Ambiental.

4. Conceitos de fotogrametria e fotointerpretação; Levantamentos aerofotogramétricos e ortofotos; Análise estereoscópica; Critérios básicos de fotointerpretação; Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs): Aspectos legais, planejamento de voo e processamento dos dados.

5. Introdução ao Sistema de Posicionamento Global (GPS); Histórico e princípio de funcionamento; Características do sistema GPS; Medidas e precisão.

6. Introdução ao Sistema de Informações Geográficas (SIG); Definição e importância; Componentes e principais operações; Estrutura de dados em SIG: Dados espaciais (estrutura vetorial e estrutura matricial) x Dados alfanuméricos; Disposição dos dados (Layers); Consultas ao banco de dados; Modelos Digitais do Elevação (MDE).

7. Cartografia digital aplicada: Definição de sistemas geodésicos de referência e sistemas de coordenadas; Georreferenciamento e vetorização; Operações espaciais básicas; Inserção de dados alfanuméricos no banco de dados; Consulta (manual e automática) ao banco de dados; Elaboração de Modelos Digitais de Elevação; Construção digital de perfis topográficos; Derivação de dados topográficos e hidrológicos; Transformação e conversão de dados em SIG (raster, vetor e TIN); Elaboração do layout de impressão.

Bibliografia básica:

  1. FITZ, P.R. (2008). Cartografia Básica. Centro Universitário La Salle, Canoas, 143 p.
  2. SILVA, I.F.T. (Coord) (1999). Noções Básicas de Cartografia. IBGE, Rio de Janeiro, 130 p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv8595_v1.pdf. Acessado em 11 de julho de 2018.
  3. DUARTE, P.A. (1988). Cartografia Básica. Editora da UFSC, Florianópolis, 182 p.

Bibliografia complementar:

  1. FITZ, P.R. (2008). Geoprocessamento sem Complicação. Oficina de Textos, São Paulo, 160 p.
  2. MARCHETTI, D.A.B. & GARCIA, G.J. (1986). Princípios de fotogrametria e fotointerpretação. Livraria Nobel, São Paulo, 257 p.
  3. DUARTE, P.A. (1982). Escala – Fundamentos. Editora da UFSC, Florianópolis, 65 p.
  4. Martinelli, M. (1991). Curso de cartografia temática. Editora Contexto, São Paulo, 180 p.
  5. FLORENZANO, T.G. & moreira, D. (2007). Iniciação em sensoriamento remoto. Oficina de Textos, São Paulo,101 p.
  6. MENESES, P.R.; Almeida, T. (Org) (2012). Introdução ao Processamento de Imagens de Sensoriamento Remoto. UNB/CNPQ, Brasília, 226 p. Disponível em: http://bbeletronica.cpac.embrapa.br/2012/livros/meneses_01.pdf. Acessado em 11 de julho de 2018.
  7. ROCHA, C.H.B. (2000). Geoprocessamento: tecnologia transdisciplinar. O Autor, Juiz de Fora, 220 p.