Geoprocessamento

Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas - NUGEO

Escola de Minas - EM

Ementa:

Introdução ao geoprocessamento; Elementos de cartografia; Sistema de Informações Geográficas (SIG); Sistema de Posicionamento Global (GPS); Sensoriamento remoto; Processamento Digital Imagens (PDI); Análise espacial e modelagem.

Conteúdo programático:

1. Introdução ao geoprocessamento;  Geotecnologias aplicadas à prevenção de desastres naturais.
  2. Sistemas geodésicos de referência; Sistemas de coordenadas; Sistemas de projeção cartográfica; Escalas: Escala numérica x Escala gráfica; Precisão gráfica; Elementos essenciais: Escala, legenda, norte, grade de coordenadas, etc.; Interpretação, escalas e sistematização de informações topográficas; Informações temáticas (geologia, pedologia, geomorfologia, uso e ocupação do solo, etc.).
  3. Conceitos de fotogrametria e fotointerpretação; Levantamentos aerofotogramétricos e ortofotos; Análise estereoscópica; Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs).
  4. Definição e importância dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG); Componentes e principais operações; Estrutura de dados em SIG: Dados espaciais (estrutura vetorial e estrutura matricial) x Dados alfanuméricos; Disposição dos dados (Layers); Consultas ao banco de dados; Modelos Digitais do Elevação (MDE); Derivação de dados topográficos em ambiente SIG.
  5. Histórico e princípio de funcionamento do Sistema de Posicionamento Global (GPS); Características do sistema GPS; Medidas e precisão.
  6. Fundamentos de sensoriamento remoto e plataformas de aquisição; Radiação eletromagnética; Interferências atmosféricas; Assinaturas espectrais dos alvos; Resolução dos sensores remotos; Combinação de bandas; Representação histogrâmica.
  7. Processamento Digital de Imagens (PDI): Contraste, reamostragem, filtragem, segmentação e classificação. Fusão de imagens de satélite. Índices espectrais.
  8. Introdução à análise de dados espaciais; Análise de feições pontuais, lineares e poligonais; Interpolação; Algebra de mapas.

Bibliografia básica:

1. FITZ, P. R. Geoprocessamento sem complicação. 2ª ed. revisada e ampliada. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. (Biblioteca Digital)
  2. MENESES, P.R.; ALMEIDA, T. (Org.). Introdução ao processamento de imagens de sensoriamento remoto. Brasília: UNB/CNPQ, 2012. Disponível em: http://memoria.cnpq.br/documents/10157/56b578c4-0fd5-4b9f-b82a-e9693e4f69d8. Acessado em 06/02/2022.
  3. MENEZES, P.M.L.; FERNANDES, M.C. Roteiro de cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. (Biblioteca Digital).

Bibliografia complementar:

1. FLORENZANO, T.G. Iniciação em sensoriamento remoto. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.
  2. FITZ, P.R. Cartografia básica. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.
  3. ROCHA, C.H.B. Geoprocessamento: tecnologia transdisciplinar. Juiz de Fora: O Autor, 2000.
  4. CUBAS, M.G.; TAVEIRA. B.D.A. Geoprocessamento: fundamentos e técnicas.  Curitiba: Intersaberes, 2020. (Biblioteca Digital).
  5. Blaschke, T.; Kux, H. Sensoriamento remoto e SIG avançados: novos sistemas sensores, métodos inovadores. 2ª Edição. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. (Biblioteca Digital).
  6. ATKINSON, P.M; TATE, N.J. Advances in remote sensing and GIS analysis. Chichester: John Wiley & Sons, 1999.