Citation:
2015_pibid_e_a_formacao_inicial_de_professores_de_musica_no_brasil_uma_analise_exploratoria.pdf | 193 KB |
Abstract:
Este artigo tem como objetivo conhecer a atuação do Pibid nos cursos de licenciatura em música no Brasil com base nos quantitativos de bolsas de iniciação à docência(ID) e subprojetos aprovados, tomando como variáveis de estudo a região, a categoria da IES, a área de conhecimento dos cursos e a formação acadêmica do coordenador de área. Para isso, foram utilizados como fontes de dados o relatório de bolsas referente ao Edital Pibid nº 61/2013, os relatórios de pagamento dos anos2013 a 2015 e os currículos Lattes dos coordenadores presentes em tais relatórios.Os resultados apontaram 1) a predominância de bolsas ID para a região Nordeste e para IES federais; 2) música superou as outras linguagens artísticas e áreas de conhecimento que não estão contempladas como disciplina curricular obrigatória no quantitativo de subprojetos e bolsas ID; 3) a maior parte dos coordenadores dos subprojetos de música não possuem licenciatura na área. São necessários estudos específicos para verificar a influência desses resultados nos trabalhos desenvolvidos em cada realidade.