GESTÃO DA EAD: A EVASÃO E A PERMANÊNCIA DOSALUNOS EM CURSOS A DISTANCIA

Citation:

Garbin TR, Dainese CA, dos Ramos RCS. GESTÃO DA EAD: A EVASÃO E A PERMANÊNCIA DOSALUNOS EM CURSOS A DISTANCIA. ESUD 2012 – IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2012;01:01-12.

Abstract:

The school supply is not a problem restricted only to some schools, but it is an issue addressed in the discussions and reflections in the field of educational research on the Brazilian scene. The theme is also studied when it comes to courses offered in distance mode, therefore, given the particular characteristics of these courses may be considered as factors of remaining or not the student. Many studies addressing the school supply treat it from two different approaches: from the external and internal factors at the school. Among the external factors are identified the needs of the student work, time allocated to academic activities, the basic conditions for learning as basic requirements, problems associated with personal or family. Among the internal factors
emphasize the non-recovery of the universe by the school culture, curriculum, teaching materials, teacher-student relationship, student-student, student tutor, and other evaluative procedures. This study aims to investigate the factors that are related to the presence or evasion of students in undergraduate degree in Education offered in distance mode. We selected a pole support and verify the data from two classes of Education in 2007 and 2009, being the class of 2007 had the lowest dropout rate, only one student entering their fifties, a fact not occurred to the class of 2009. Considering the data, we found that the internal factors related to the course, as a methodology and interaction, can be considered as determining factors for the permanence of the students. 

Keywords: School Management, School Supply, Evasion on EaD; Distance
Education

Resumo – A  evasão  escolar  não  é  um  problema  restrito  apenas  às  unidades  escolares, mas  é  uma  questão  tratada  nas  discussões  e  reflexões  no  campo  das  pesquisas educacionais do cenário brasileiro. O tema também é estudado quando se trata de cursos oferecidos  na  modalidade  à  distância,  pois,  dada  às  características  particulares  destes cursos, podem ser consideradas como fatores de permanência ou não do aluno. Muitos estudos que abordam a evasão escolar tratam-na a partir de duas abordagens diferentes: a partir dos fatores externos e de fatores internos à instituição escolar. Dentre os fatores externos são  apontadas  as  necessidades  de  o  aluno  trabalhar,  o  tempo  destinado  às atividades  acadêmicas,  às  condições  básicas  para  a  aprendizagem  como  requisitos básicos  anteriores,  problemas  de  ordem  pessoal  ou  familiar.  Dentre  os  fatores  internos ressalta-se  a  não  valorização  pela  escola  do  universo  cultural,  currículo,  material didático,  relação  professor-aluno;  aluno-aluno,  aluno-tutor,  procedimentos  avaliativos entre outros.  Este estudo tem por objetivo investigar os fatores que estão relacionados à permanência  ou  à  evasão  de  alunos  em  um  Curso  de  Pedagogia  oferecido  na modalidade  à  distância.  Foi  selecionado  um polo de  apoio  presencial  e  verificamos  os dados de duas turmas de Pedagogia egressos em 2007 e em 2009, sendo que a turma de 2007 apresentou o menor índice de evasão, apenas um aluno dos cinquenta ingressantes, fato  não  ocorrido  para  a  turma  de  2009.  Considerando  os  dados,  verificamos  que  os fatores  internos  relacionados  ao  curso,  como  metodologia  e  interação,  podem  ser considerados fatores determinantes para a permanência dos alunos.

Palavras-chave: Gestão  Escolar; Evasão Escola; Evasão na EaD; Educação a Distância.