Disciplinas

Metodologia Científica

Semester: 

01

Offered: 

2017

A disciplina de Metodologia Científica, ofertada no programa de Pós Graduação em Química da UFOP contempla basicamente os principais aspectos necessários para a realização da pesquisa científica e tecnológica. A saber, são trabalhados os tópicos:

1) Compreensão e entendimento da natureza científica do trabalho metodológico;

2) A ICT e IES como produtora do conhecimento e o papel acadêmico;

3) Construção científica: Fatos, problemas, hipóteses, leis e teorias;

4) busca de informações científicas e tecnológicas no Estado da Arte e da Técnica;

Química Geral Aplicada à Nutrição

Semester: 

01

Offered: 

2017

Ementa:

1 - Introdução a Química Geral:Teoria Atômica, orbitais atômicos, propriedades periódicas;

2 - Ligações químicas: iônica e covalente, orbitais moleculares, estrutura de Lewis, regra do octeto, ressonância, polaridade de ligação covalente, carga formal, geometria molecular, forças intermoleculares;

3 - Solução: Definições, cálculos, propriedades coligativas;

4 - Estequiometria;

5 - Equilíbrio Ácido-Básico: Teoria do equilíbrio-químico, força de ácidos e bases, Ka,  pKa, solução tampão;

Química Geral QUI701

Offered: 

2016

Notas finais. Todas as notas foram corrigidas pelo desvio padrão da média final, exceto os alunos que ainda farão alguma substitutiva (no caso, a correção ocorrerá somente após fazer a prova substitutiva)

OBS: Os alunos que forem fazer a prova substitutiva ou a final favor me mandarem um e-mail constando qual prova irá fazer. A prova ocorrerá no nosso horário de aula, na mesma sala.

Podem passar em minha sala depois para pegar a prova de vocês.

Tecnologias em Flavorizantes e Fragrâncias

Offered: 

2016

O objetivo do curso é: apresentar ao aluno uma visão atualizada dos principais aspectos da produção industrial de tecnologias nas áreas de flavorizantes e fragrâncias (F&F). Serão abordados ainda os conceitos científicos, tecnológicos, artísticos, históricos e econômicos da cadeia produtiva envolvendo substâncias sintéticas e naturais, óleos essenciais e outros insumos de interesse pela indústria de F&F.

Práticas de Proteção à Propriedade Intelectual

Ementa do curso:

O objetivo do curso é: apresentar ao aluno uma visão atualizada do arcabouço legal que embasa o sistema de propriedade industrial; da importância da patente no processo de decisão empresarial e acadêmico; das formas de proteção das criações técnicas; da estrutura dos documentos de patente, escrita e sua tramitação, bem como utilização das patentes como fonte de informação científica e tecnológica. Todo o conteúdo ministrado focará exclusivamente as áreas de química, biotecnologia e farmacêutica.

Público alvo: