Panorama nacional dos sistemas de gestão dos polos de apoio presencial, uma experiência da Universidade federal de Ouro Preto.

O polo de apoio presencial é uma ferramenta imprescindível de apoio para o sistema de educação a distância, cabe à ele dar todo o suporte para a o desenvolvimento pedagógico junto aos alunos. O polo de apoio presencial na EAD são estruturas organizacionais que oferecem apoio as universidade e alunos. Um polo de apoio presencial, assim como a faculdade, deve possuir um nível de organização que atenda as necessidades não apenas dos alunos, mas de toda a burocracia que envolve uma vida acadêmica. Com o objetivo de capacitar os gestores de Pólos de Apoio Presencial, foi oferecido um curso de Atualização em Gestão Administrativa para EAD. O objetivo do curso foi atualizar os gestores de pólos, propondo um debate sobre as diferentes formas que as atividades diárias do pólo são realizadas, confrontando de forma prática e dinâmica esses profissionais dentro da plataforma Moodle, utilizada como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Dentro do ambiente foram realizadas pesquisas as quais se baseiam os argumentos desse artigo. Participaram do curso gestores de polo de apoio presencial de 36 polos dos estados do Acre, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. O estudo mostrou que o maior problema encontrado na gestão do polo é a ausência ou insuficiência de espaço físico, grande partes dos polos não possuem sede própria e muitos ainda não possuem espaço suficiente para a realização de suas atividades. A comunicação também foi um fator de destaque na pesquisa, mostrando que os mecanismos de comunicação que entre a universidade, prefeitura e polos não são eficientes precisando urgentemente de políticas que incentivem a autonomia do polo.

panorama_nacional_dos_sistemas_de_gestao_dos_polos_de_apoio_presencial.pdf688 KB