Diálogo Ergonômico da Extensão: A Universidade e a Associação de Materiais Recicláveis da Rancharia de Ouro Preto/ MG

Este artigo busca mostrar o papel da extensão universitária, através da troca de saberes entre conhecimento adquirido na universidade e os adquiridos pela comunidade através de repasse cultural e da própria experiência de vida. Para isso, foram levantadas questões na análise ergonômica feita no estudo de caso ainda incipiente em uma associação de catadores de materiais recicláveis da cidade de Ouro Preto, MG. Com base nos dados levantados por meio de observações, medições e verbalizações mostrou-se forte o reconhecimento de atuação por parte das trabalhadoras como agente de transformação socioambiental, apesar da vulnerabilidade social dos catadores neste mercado e a naturalização do lixo no ambiente de trabalho. A partir dos dados coletados foram apresentadas medidas a serem tomadas afim de estabelecer um ambiente produtivo e saudável ergonomicamente compatível com as atividade realizadas e com a importância do trabalho realizado.

90cc5f99787a2b6a40379c0ffaee53ac.pdf731 KB