Urrou! Urrou! O Bumba-meu-boi na Escola

Fevereiro 15, 2021
Urrou! Urrou! O Bumba-meu-boi na Escola

DESCRIÇÃO

Este livro é de autoria de Ma. Ana Déborah P. Barros (SEDUC-MA) e Dr. João F. Soares-Quadros Jr. (UFOP). É fruto de três longos anos de pesquisa e foi desenvolvido especialmente com o objetivo de difundir e, consequentemente, contribuir para a salvaguarda de um dos maiores patrimônios imateriais do Brasil: o Bumba-meu-boi. Esse livro oferece muita informação a respeito da brincadeira, como sua origem e os tipos e as características de cada sotaque. Além disso, ele trata com maior detalhamento de três dos cinco sotaques (Costa de mão, Pindaré/Baixada, e Ilha/Matraca), ensinando os principais ritmos musicais e passos de dança para te ajudar a compreender e a participar da brincadeira. No CD e no DVD vocês poderão acessar todos os exemplos de áudio e vídeo citados no livro. Finalmente, o último capítulo oferece ideia para a construção de instrumentos alternativos que permitam a prática musical em casa. Aproveite e vivencie essa experiência!!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Capítulo 1: O boi no Brasil: Origens, mitos, folguedos, e manifestações populares

Capítulo 2: O Bumba-meu-boi do Maranhão: Origens, comédia, patrimônio e sotaque

Capítulo 3: Sotaque de Costa de Mão: características e linguagens artística