Música, Cultura e Educação

Fevereiro 14, 2021
Música, Cultura e Educação

Descrição:

O presente livro, de autoria coletiva, visa apresentar e discutir diferentes formas de associação e influência entre música, educação e cultura, bem como o seu impacto na sociedade contemporânea. Diferentes estudiosos provenientes de áreas como a Antropologia, a Sociologia e a Etnomusicologia têm constatado que a música é um elemento comum na constituição de todas as sociedades até então conhecidas, atuando como veículo de comunicação, de educação, para expressar emoções e sentimentos, para entretenimento, etc., sendo considerada um dos aspectos idiossincráticos que identificam a cultura de um povo. Apesar dessa constatação, ela constantemente aparece como conteúdo subjugado dentro dos currículos escolares na maioria dos Estados brasileiros, sendo frequentemente preterida em comparação a outras linguagens artísticas (sobretudo as artes visuais). Por outro lado, a música encontra grande aceitação dentro do processo educacional desenvolvido por professores unidocentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo em sua maioria empregada como um instrumento auxiliar para outras atividades, muito em função da carência desses professores de formação específica no conteúdo musical. Visando contribuir para a redução desse quadro, são trazidas nesse livro uma variedade de estudos disciplinares e interdisciplinares que apresentam interseções entre música, educação e cultura, resultantes de estudos realizados em diferentes países.

Conteúdo:
Capítulo 1: Contexto histórico y sociocultural de la música occidental - Dr. Oswaldo Lorenzo Quiles (Universidad de Granada - Espanha) e Me. Jorge Manuel Hoyo Ordoñez (Universidad de Granada - Espanha)
Capítulo 2: Urrou! Urrou! Cultura popular como conteúdo de Artes para o Ensino Médio do Maranhão - Dr. João F. Soares-Quadros Jr. (UFOP), Ma. Ana Déborah P. Barros (SEDUC-MA), Amós de Souza Noia (UFMA), Eduardo Moura Silva (UFMA) e Josikerllen Cutrim Santos (UFMA)

Capítulo 3: Etnomusicologia no Pará: caminhos e perspectiva - Dra. Liliam Cristina Barros Cohen (UFPA), Dra. Sonia Maria Moraes Chada (UFPA) e Ma. Tainá Maria Magalhães Façanha (UFPA)

Capítulo 4: Gomes Cardim e o ensino de música na instrução pública capixaba (1908-1930): vestígios históricos - Dr. Ademir Adeodato (IFES)

Capítulo 5: The Thornton Community Engagement Programs and Pathways for Emerging Music Teacher - Dra. Susan Helfter (University of Southern California - Estados Unidos)

Capítulo 6: Camera, Image and Sound: cinema and music in Brazil and Spain from the 30s - Dra. Naiara Sales de Araújo Santos (UFMA)

Capítulo 7: Factores de influencia en la construcción de la preferencia musical - Ma. Carmen María Roman-Torres (Universidad de Granada - Espanha) e Dr. João F. Soares-Quadros Jr. (UFOP)

Capitulo 8: Preferencias musicales, factores de influencia y medios de consumo musical en estudiantes de Música - Me. José Eusebio Molina Moreno (Universidad de Granada - Espanha) e Dr. João F. Soares-Quadros Jr. (UFOP)

Capítulo 9: Contribuiciones de la música en el desarrollo psicológico - Dra. Lucía Herrera Torres (Universidad de Granada - Espanha)

Capítulo 10: Estudos sobre musicalidade e amusia: um recorte sobre a memória na performance - Dra. Luciane Cuervo (UFRGS)

Capítulo 11: Efeitos de um ateliê musical como função de estruturação psíquica em crianças com TEA - Dra. Julia Maciel Soares Vasquez (UFMA)