Citation:

Fonseca GHG, Mafia G. Um Algoritmo Heurístico aplicado ao Problema de Programação de Horários Universitários do DECSI/UFOP. Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional [Internet]. 2020;LII.

Abstract:

O problema de programação de horários educacionais consiste em alocar recursos e horários a eventos de modo a atender um conjunto de restrições. Esse trabalho aborda o problema de programação de horários do Departamento de Computação e Sistemas da Universidade Federal de Ouro Preto (DECSI/UFOP). Esse problema tem algumas características peculiares que não foram ainda abordadas em conjunto na literatura. Por isso, o presente trabalho tem como principal objetivo propor uma abordagem heurística para o problema. A abordagem se utiliza de um algoritmo construtivo de duas etapas baseado, respectivamente em backtracking e força-bruta e da metaheurística Multi-Start numa estrutura multi-vizinhança para o refinamento das soluções iniciais. Os resultados obtidos foram satisfatórios e o sistema foi adotado pelo departamento para auxiliar na resolução do problema, automatizando por completo o processo de construção dos horários.

Publisher's Version